Estudando no Exterior: a Universidade de Nagoya

Estudando no Exterior: a Universidade de Nagoya

 Nos últimos anos, o governo japonês tem como meta aumentar o número de estudantes estrangeiros no país, para isso as universidades buscam acomodar estes acadêmicos cada vez melhor e aperfeiçoar seus programas de graduação e pós-graduação para estudantes estrangeiros. No Japão há diversos programas para a obtenção de bolsas de estudo, inclusive para brasileiros e/ou descendentes japoneses. Para informações sobre a educação e como estudar no Japão, é útil o site do MEXT, o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão e o site da Embaixada do Japão no Brasil.

 Atualmente no Japão há um número grande de universidades privadas, mas há também aquelas universidades ditas Nacionais, entre elas figura a Universidade de Nagoya, situada na moderna cidade de Nagoya. A cidade de Nagoya é capital da prefeitura de Aichi e quarta maior cidade do Japão, sendo também uma das mais ricas do país, compondo um grande centro de cultura, educação e comércio. A cidade é também característica por ser de fácil acesso por transporte público, incluindo a linha principal do Shinkansen (trem bala) que permite um fácil deslocamento para locais como Tokyo, Yokohama, Kyoto, Osaka, etc. Além disso, é uma das cidades que contém um grande número de brasileiros.

 A história da Universidade de Nagoya começou com uma Escola Médica em 1871 que foi se desenvolvendo ao longo dos anos. Próximo à década de 1930, a pressão popular sobre o governo local para o estabelecimento de uma universidade na prefeitura de Aichi, devido ao grande crescimento da cidade de Nagoya, induziu aos poucos a fundação da universidade que ocorreu em 1939. O FACTBOOK (2015) da Universidade de Nagoya contém os números atualizados sobre a universidade bem como seus programas desenvolvidos.

 Através do programa G30 (GLOBAL 30), A Universidade de Nagoya oferece programas de graduação como mestrado e até doutorado (PhD) em algumas de suas escolas, por exemplo, O Physics and Mathematics Graduate Program oferece Mestrado e doutorado por meio da Graduate School of Science e da Graduate School of Mathematics. Vale lembrar que os Físicos Toshihide Maskawa e Makoto Kobayashi que receberam o Prêmio Nobel em Física em 2008 obtiveram o PhD na Universidade de Nagoya.

 O laboratório de Física da Universidade de Nagoya é composto de duas divisões, uma delas trata de pesquisas sobre partículas e astrofísica enquanto a outra trabalha com ciências dos materiais. Ambas as divisões conduzem pesquisas teóricas e experimentais. Uma breve descrição sobre as áreas de pesquisa e os professores envolvidos pode ser encontrada no site do Departamento de Física.

 A Universidade de Nagoya bem como outras universidades do Japão são centros de educação muito bem conceituados no país e que atualmente buscam uma maior colaboração com estudantes estrangeiros. Sem dúvidas, a cada ano surgem excelentes oportunidades para os interessados em um ensino de qualidade e dispostos a encararem as possíveis dificuldades de uma nova cultura.

Texto por: Marcelo H. Penteado

 Referências

Silvia Kawanami. Japão em Foco. As 20 Melhores Universidades do Japão. Disponível em <http://www.japaoemfoco.com/as-20-melhores-universidades-do-japao>. Acesso em 29 mai. 2016.

Nagoya University. History / Facts and Figures. Disponível em <http://en.nagoya-u.ac.jp/about_nu/history_data/index.html>. Acesso em 29 mai. 2016.

Nagoya University. Global 30 International Programs. Physics and Mathematics Graduate Program. Disponível em <http://admissions.g30.nagoya-u.ac.jp/en/Program/graduate/programs_graduate/Physics_and_Mathematics_Graduate.html>. Acesso em 29 mai. 2016.

Fonte da imagem de destaque: https://www.studyabroad101.com/programs/nagoya-university-nagoya-direct-enrollment-exchange

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *