19 de maio: Dia do Físico

19 de maio: Dia do Físico

     

 O dia 19 de maio foi definido como o dia do físico pela Sociedade Brasileira de Física, em 2005, este em que a ONU havia decretado como ano Internacional da Física, para comemorar o centenário das obras publicadas por Albert Einstein.

 Não se sabe ao certo porque a data 19/05 foi escolhida, alguns afirmam que ela lembra 1905, ano em que Einstein publicou seus trabalhos. Outras pessoas ousam sugerir que o motivo é o aniversario do físico holandês Abraham Pais (1918-2000), que escreveu sobre a vida de Niels Bohr (de quem foi assistente) e de Albert Einstein. Talvez até esta data tenha sido apenas um dia aleatório e arbitrário.

 Independente do motivo da data, hoje sabe-se a importância que o físico tem na sociedade, pois sem eles não haveriam telescópios e fotos belíssimas, o Espectro Eletromagnético e suas utilidades, a sismologia que nos ajuda a entender onde pisamos, explicações para os fenômenos ao nosso redor e até a ficção científica.

 Por causa dos físicos agora temos eletricidade, óculos, câmeras, relógios, motores, geladeiras, condicionadores de ar, protetores solares, celulares, aviões, naves, computadores, entre vários outros.

 Enfim, sem os físicos o mundo seria muito diferente, e nos só podemos agradecer e dizer parabéns a todos os físicos pelo seu dia!

Texto por: Diana M. Navroski

 Referências:

DESCONHECIMENTO, Esquadrão do. 19 de maio – Dia do Físico. Disponível em: <https://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/2012/05/19/19-de-maio-dia-do-fisico/>. Acesso em: 31 maio 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *