A Sétima Arte e o Cosmos

A Sétima Arte e o Cosmos

             Em 28 de dezembro 1895 Paris viu nascer a mais nova maneira de retratar a vida, a sétima arte: o cinema. Com duração de menos de um minuto, o filme “A chegada de um trem na estação” produzido pelos irmãos Lumière, trouxe uma nova perspectiva de contar histórias. A partir disso muito se produziu e muito se inovou, o cinema foi reinventado várias e várias vezes. É interessante notar que várias destas reinvenções aconteceram com filmes que retratam o Universo, a vida fora da Terra e o desconhecido. A seguir estão três delas, com uma breve sinopse e o que trouxe de inovação: 

1

            A Viagem à Lua (George Mélies, 1902): conta a história de alguns cientistas que foram à Lua e lá encontram seres muitos diferentes. Embora não seja o primeiro filme com efeitos especiais, é o primeiro a explorar mais a fundo isto, além de ser o primeiro filme de ficção cientifica da história, algumas de suas principais inovações foram o uso de pinturas de fundo, a perspectiva forçada, a fusão de imagens e o uso de uma filmagem quadro a quadro, que futuramente seria transformada no Stop-Motion. 

2

            2001 – Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968): Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados por David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes. Para criar um cenário que mostrasse certos aspectos do espaço, foi filmado o reflexo de várias obras artísticas através da fenda de um pedaço de vidro, o que resultou na cena necessária e, para não fazer uma viagem até a África para gravações, também foi desenvolvido o antecessor do Chroma-Key (a tela verde). 

3

            Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (George Lucas, 1977): o quarto na ordem cronológica da série e começa quando Darth Vader sequestra a princesa Leia Organa por suspeita de conspirar contra o Império. No entanto, dois robôs, R2D2 e C3PO conseguem escapar com uma mensagem de pedido de ajuda da princesa. No planeta Tatooine, Owen Lars e seu sobrinho Luke Skywalker, compram os dois robôs e com eles encontra uma mensagem de Leia para o jedi Obi-Wan Kenobi sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Este filme é considerado um dos melhores filmes de ficção científica já feito e um dos melhores filmes da história, é o marco zero da “Era dos Blockbusters*” e utilizou-se muito de miniaturas e equipamentos para criar os efeitos especiais.

             Estes são apenas alguns exemplos de filmes com histórias que se passam, principalmente, fora da nossa zona de conforto, a Terra. São apenas três filmes, mas já são um prato cheio aos amantes de cinema e Cosmologia.

Texto por: Bárbara de Almeida S


Notas:

*Blockbuster: indica um filme (ou outra expressão artística) produzido de forma exímia, sendo popular para muitas pessoas e que pode obter elevado sucesso financeiro. A Era dos Blockbusters foi o momento em que o cinema hollywoodiano passou cada vez mais a se voltar aos efeitos visuais, às grandes campanhas de marketing e ao merchandising.


Referências:

A Magia do Cinema (2): Os Filmes que revolucionaram os Efeitos Especiais. Disponível em: http://www.doutorcaligari.com/?p=652. Acessado em: 23 de maio de 2016.

Top 5: Os Filmes que Revolucionaram o Cinema. Disponível em: http://www.com.ufv.br/cinecom/top-5-os-filmes-que-revolucionaram-o-cinema/. Acessado em: 23 de maio de 2016.

Significado de Blockbuster. Disponível em: http://www.significados.com.br/blockbuster/. Acessado em: 23 de maio de 2016.

2001 – Uma Odisseia no Espaço. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-27442/. Acessado em: 24 de maio de 2016.

Confira três grandes inovações tecnológicas utilizadas por Stanley Kubrick. Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/cinema/35548-confira-tres-grandes-inovacoes-tecnologicas-utilizadas-por-stanley-kubrick.htm. Acessado em: 24 de maio de 2016.

Fonte da imagem de destaque: https://mercure.accorhotels.com/local-stories/america/brazil/sao-paulo/the-seventh-art-is-in-augusta.pt-br.shtml.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *