Pierre Simon Laplace (1749 – 1827)

“O conhecimento que temos das coisas é pequeno, na verdade, quando comparado com a imensidão daquilo em que ainda somos ignorantes”

Pierre Simon Laplace nasceu em Beaumont-em-auge, na França, no dia 23 de Março de 1749. Vindo de uma família agrícola e financeiramente estável, começou seus estudos em uma escola beneditina na sua cidade natal. Isso o induziu a freqüentar, aos 16 anos, o curso de teologia na Universidade de Caen. Porém, enquanto estava na universidade, despertou grande interesse pela matemática. Assim, com o incentivo de alguns amigos e professores, Laplace abandonou o curso de teologia e partiu para Paris, onde se concentravam os maiores intelectuais da época.

Em Paris, encontrou-se com D’Alembert, que ficou impressionado com um artigo escrito por Laplace sobre mecânica e tratou logo de conduzir seus estudos matemáticos assim como arrumar-lhe um emprego como professor na Escola Militar de Paris. A partir de então, publicou vários trabalhos, em áreas como o cálculo, e principalmente astronomia e probabilidade, que foram suas duas principais áreas de pesquisa durante o resto de sua vida.

No cálculo, trabalhou com a solução de integrais e equações de diferenças, que foram de grande valia tanto em seus trabalhos posteriores, como a transformada de Laplace, quanto na aplicação na mecânica celeste.

Em probabilidade publicou vários artigos, que foram compilados em uma de suas principais obras, Théorie analytique des probabilités, assim como o Essai philosophique des probabilités, que seria um livro mais básico e introdutório à probabilidade. Em seu livro Théorie analytique, Laplace resgata e refina trabalhos anteriores, como a agulha de Buffon e sobre a probabilidade inversa, e também expressa suas descobertas sobre a teoria dos mínimos quadrados e a transformada de Lagrange.

No campo da astronomia, ele contribuiu substancialmente na mecânica celeste através de duas obras, Exposition Du système Du monde e em sua obra prima, o Mécanique celeste. No Exposition, ele apresenta seus estudos sobre o movimento dos planetas assim como a hipótese nebular, que seria uma explicação para a origem do sistema solar.

O Mécanique celeste é considerado sua obra prima, pois é nele que estão definidos muitos conceitos e explicações que se tornaram úteis para estudos posteriores, como por exemplo, a equação de Laplace e o operador Laplaciano, que é de grande valia para várias áreas da física, assim como uma explicação física e quantitativa para a hipótese nebular descrita na obra anterior.

Todas essas contribuições lhe concederam grande prestígio na comunidade científica da época, tanto que lhe foi oferecido um lugar na Academia de Ciência da França.

A partir de 1780, começa a trabalhar em outras áreas. Na física, seus estudos abrangiam a teoria do calor, desde a sua natureza e a determinação de calor específico, assim como também a acústica, onde conseguiu corrigir os cálculos de Newton para a velocidade do som.

Devido à fama adquirida na ciência, Laplace ocupou cargos políticos. Durante o período em que Napoleão governou, foi membro e chanceler do Senado, e futuramente ministro do interior, apesar de permanecer no cargo por poucas semanas.

No meio científico, Laplace era conhecido por ser generoso com seus pupilos, até abrindo mão de publicar artigos em seu nome para deixar aos mais jovens, mas na política não tinha escrúpulos, prova disso foi quando utilizou sua posição política, que lhe foi dada por Napoleão, para votar contra a volta de Napoleão ao poder na França, apoiando assim os Bourbons. Isso lhe garantiu prestígio com os monarcas Bourbons, e que lhe rendeu o título de marquês. Em contrapartida, perdeu várias amizades por conta de sua posição política.

Simon Pierre Laplace talvez seja o mais célebre matemático da França, sua reputação é tanta que ficou conhecido como o “Newton francês”, e em sua homenagem tem seu nome gravado na Torre Eiffel. Morreu em 5 de Março de 1827, em Paris e encontra-se sepultado no famoso cemitério do Père-Lachaise, em Paris, na França.

Texto por: Vinícius Cesar de Oliveira.

Referências

Imagem: http://ecalculo.if.usp.br/historia/laplace.htm. Acesso em Outubro de 2015.

http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Biographies/Laplace.html. Acesso em Outubro de 2015.

http://www.maths.tcd.ie/pub/HistMath/People/Laplace/RouseBall/RB_Laplace.html. Acesso em Outubro de 2015.

http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/laplace.htm. Acesso em Outubro de 2015.

BOYER, C. B. e MERZBACH U. A. História da matemática. São Paulo. Blucher, 2012.