Erwin Schrödinger (1887 – 1961)

“A tarefa é, não tanto para ver o que ninguém viu ainda, mas pensar o que ninguém ainda pensou, sobre o que todo mundo vê.”(Erwin Schrödinger)

Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger nasceu em Viena em 12 de agosto de 1887. Graduou-se em 1910 pela Universidade de Viena e lá trabalhou até 1920. Seus pais Rudolf Schrödinger (sendo um produtor de mortalhas e botânico) e Georgine Emilia Brenda (filha de Alexander Bauer, professor de Química na Universidade de Tecnologia de Viena) possuíam origens distintas e crenças distintas, o que possibilitou a Erwin desenvolver certo conhecimento em filosofia e em línguas, onde aprendeu Inglês e Alemão simultaneamente.

Na Primeira Guerra Mundial Schröedinger serviu como oficial de artilharia em Stuttgart, Breslau (atual Wrocław localizado na Polônia) e Zurique a partir de 1920. Zurique, na Suíça, representaria ainda um importante período produtivo para o físico. Foi lá que ele formulou a Equação de Schrödinger, em 1926, que explicava como o estado quântico de um sistema físico muda ao longo do tempo.

Em 1927, Schrödinger aceitou um convite para suceder a Max Planck, autor da teoria quântica, na Universidade de Berlim. Permaneceu no posto até 1933, mas deixou a Alemanha por repudiar a perseguição aos judeus. Viveu então na Áustria, Bélgica, Itália e finalmente, em 1940, instalou-se na Irlanda, onde dirigiu por 15 anos o Instituto de Estudos Avançados de Dublin. Nesse período dedicou-se a pesquisas físicas, filosóficas e sobre a história da ciência.

Numa tentativa de mostrar como a física quântica pode ser usada para explicar a estabilidade da estrutura genética, escreveu What is Life? (1944; O que é a vida?). Retornou à Áustria em 1956, como professor emérito da Universidade de Viena. Seu pensamento filosófico foi expresso no livro Meine Weltansicht (1961; Minha visão do mundo), no qual manifesta simpatia pelo misticismo do Vedanta, sendo este um sistema filosófico indiano.

Em 1924 a partir de uma proposição formulada por Louis de Broglie, segundo a qual as partículas da matéria têm natureza dual, Schrödinger desenvolveu a teoria que demonstrava o comportamento desse sistema por meio da equação da propagação, ou equação da onda. As soluções da equação de Schrödinger são funções de onda que só estão relacionadas com a ocorrência provável de eventos físicos, ou seja, retornam uma probabilidade de o evento ocorrer ou não.

Outra contribuição do físico foi o famoso Gato de Schrödinger, que numa tentativa de esclarecer ao mundo cientifico da época o seu postulado, Shröedinger elabora um experimento mental. O experimento hipotético, explicado em 1935, consiste na seguinte ideia: um gato está em uma caixa com uma fonte de gás venenoso, um contador Geiger e um material radioativo que possui chances iguais para decair ou não. Assim que o experimentador fechasse a caixa, o gato se encontraria numa sobreposição de estados, pois a chance do material decair e o contador detectar a partícula e acionar o veneno matando gato é a mesma que para o caso contrário, assim o gato se encontraria – para o observador – vivo e morto ao mesmo tempo. Claro que ao abrir a caixa o observador só veria um dos casos, ou seja, o observador ao abrir a caixa definiria o destino do gato. Isso se deve ao fato que ao fechar a caixa, o gato deixa de ser um gato e passa a ser uma função de onda sobreposta em dois estados que transmite uma probabilidade, 50% vivo e 50% morto, e o observador ao abrir a caixa passa a colapsar a função de onda definindo um desses estados.

Diversas interpretações surgiram para o experimento do gato de Schrödinger, mas o que de fato Erwin queria demonstrar, é a incerteza que se tem nas medidas, pois sempre que efetuamos uma medida, está só ocorre devido a interação do experimentador com o material a ser medido.

Em 1933, Schrödinger dividiu com Paul Adrien Maurice Dirac o prêmio Nobel de Física. “Através do estudo das propriedades ondulatórias da matéria, você conseguiu estabelecer um novo sistema da mecânica que também explica a movimentação dentro dos átomos e moléculas”, ouviu o austríaco ao receber o prêmio, quando foi destacada “a solução de diversos problemas na física atômica. Schrödinger morreu em 1961, vítima de tuberculose.

Texto por: Maycol W. Szpunar.

Referenciais:

Karl Grandin, ed. (1933). Erwin Schrödinger Biography (em inglês) Les Prix Nobel The Nobel Foundation.

EISBERG, R.; RESNICK, R. Física Quântica. R. Janeiro, Brasil.: Campus 1974.

MundoFísico,<http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=9&idSubSecao=&idTexto=215> Acesso em Novembro 2015

Fonte da imagem de destaque: Wikimedia Commons. Disponível em:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Erwin_Schr%C3%B6dinger_(1933).jpg. Acesso em Outubro 2019.