Max von Laue (1879 – 1960)

“Não obstante estes argumentos principais da teoria ondulatória, inicialmente, não se reuniu com a aceitação completa”

Max von Laue nasceu na Alemanha, na cidade de Pfaffendorf em 1879. Ele era o filho de Julius von Laue, um funcionário da administração militar alemã , que foi criado para nobreza hereditária em 1913 e que foi muitas vezes enviados para várias cidades, de modo que von Laue passou sua juventude em Brandenburg , Altona, Posen, Berlim e Strassburg, indo para a escola nos três últimos nomeados cidades . Na escola Protestante em Strassburg ele veio sob a influência forte de um professor, que o apresentou às ciências exatas . Max ingressou no curso de física na Universidade de Estrasburgo e mais tarde estudou nas universidades Gottingen e Munique, recebendo seu Ph.d em 1903 na Univesidade de Berlim.  Max von Laue foi assistente de Max Planck quando estudava física em Berlim, trabalhou também com Albert Einsten, em 1917.

Max tinha interesse principal na área de óptica e teoria ondulatória da luz, assim votou seus estudos para isso. Quando Wilhelm Röntgen descobriu os raios x em 1895, os cientistas não tinham certo se eles eram partículas ou ondas electromagnéticas de curtas. Laue previu, em 1912, que raios-x podem ser difratados por um cristal, agindo como uma grade de difração natural.Experiências posteriores com vários cristais produziram padrões, que foram denominados como padrões de Laue, do qual a estrutura de cristal poderia ser interpretada.

Einstein elogiou o trabalho de Laue como uma das mais belas descobertas em física. Suas contribuições deu à luz a espectroscopia de raio-x, a exploração de estruturas atômicas de elementos químicos e a determinação do comprimento de onda de raio-x. Análise estrutural de raios x desempenhou um papel vital na moderna física e química, com aplicações práticas em diversos setores.

Max von Laue dedicou seu trabalho nos últimos  anos da sua vida para o estudo da termodinâmica da supercondutividade. Escreveu muitos livros famosos sobre a história da física e também sobre a teoria da relatividade de Einstein. Durante a segunda guerra mundial, Laue foi preso pelas forças de aliados e, como outras cientistas alemães, foi enviado para a Inglaterra. Ele voltou para a Alemanha em 1946 e assumiu o comando do Instituto Max Planck, em Göttingen. Ele foi nomeado o diretor do Instituto Fritz Haber, a Berlim em 1951, aos 71 anos de idade, e retirou-se sete anos depois, em 1958. Max von Laue morreu em 24 de abril de 1960, quando tinha 80 anos.

Texto por: Gabriele Chomen.

Referências

Nobel Prize. Max von Laue – Biographical. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1914/laue-bio.html>. Acesso em: 03 maio 2016.