Sheldon Lee Glashow

Sheldon Lee Glashow

“Lamento apenas que nem minha mãe nem meu pai puderam viver para ver o dia em que eu aceitaria o prêmio Nobel”


 Os pais de Sheldon Lee Glashow eram judeus e mudaram-se para Nova York em busca de uma vida mais pacifica aos filhos. Deste modo Sheldon nasceu em Manhattan em 1932, e teve outros dois irmãos que se formaram em Odontologia e Medicina, para gosto dos pais. Sheldon deste de cedo sabia que iria ser cientista e também teve apoio da família.

 Sua vida acadêmica consta em estudar matemática e g​_eometria dos sólidos na Bronx School of Science, graduou-se na Cornell University, fazendo A.M e Ph.D em Harvard. Fez pós doutorado em Copenhagen, foi professor em varias instituições e fez pesquisas no CERN fazendo parte da Comissão Europeia de Pesquisas Nucleares.

 Ganhou o prêmio Nobel da Física de 1979 junto de Abdus Salam e Steven Weinberg, por suas contribuições para a teoria da interação unificada fraca e eletromagnética entre partículas elementares, incluindo a previsão da corrente de neutro fraco.

 Ele também foi um dos que assinaram uma petição para o presidente Barack Obama em 2015 para que o Governo Federal dos Estados Unidos fizesse um pacto de desarmamento nuclear e de não-agressão.

 Sheldon foi criado de forma humilde e um de seus desejos era que seus pais vivessem até o dia que ele ganhasse o Nobel. Casou-se com Joan Alexander, e formou uma família com quatro filhos. Atualmente é professor  Universidade de Boston.

Texto por: Gabriele Chomen

Referências:

COSTA, Keilla Renata.  Sheldon Lee Glashow; Brasil Escola. Disponível em:<http://brasilescola.uol.com.br/biografia/sheldon-lee-glashow.htm>. Acesso em 21 de marco de 2016.

DESCONHECIDO. Sheldon Glashow – Biographical. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1979/glashow-bio.html>.  Acesso em 21 de marco de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *