Werner Heisenberg (1901 – 1976)

Werner Karl Heisenberg nasceu em 05 de dezembro de 1901, na cidade de Würzburg, na Alemanha.

Foi um famoso físico ganhador de Prêmio Nobel. Iniciou o curso de Física em 1920, em Munique. Durante um Congresso em Copenhague, de Niels Bohr, Heisenberg expôs suas ideias sobre a Mecânica Quântica e a partir daí, ficou muito amigo de Bohr. Em 1923, três anos após iniciar seus estudos em Física, Heisenberg tornou-se doutor pela Universidade de Munique. Tornou-se assistente de Max Born, em 1924, no centro universitário Göttingen. Em seguida, transferiu-se para Copenhague, onde trabalhou com Niels Bohr.

Desenvolveu a mecânica matricial no ano seguinte, que consiste em desconsiderar a hipótese aceita até então de que elétrons e outros fenômenos atômicos poderiam se comportar como partículas e considerar a possibilidade de predizer matematicamente a ocorrência de outros fenômenos atômicos que pudessem ser averiguados, tais como frequência e luz. Sendo ela uma linguagem matemática apropriada para lidar com fenômenos quânticos. Em 1927 começou a ensinar física na Universidade de Leipzig, onde enunciou o Princípio da Incerteza. Para ele, é impossível conhecer simultaneamente a posição e o momento de uma partícula com certeza. Quanto maior for a precisão com que se conhece uma delas, menor será a precisão com que se pode conhecer a outra. Recebeu o Prêmio Nobel de Física no ano de 1932 pela criação da Mecãnica Quântica.

Durante a Segunda Guerra Mundial, já casado com Elisabeth Schumacher, com quem teve sete filhos, Heisenberg optou por permanecer no país, ao contrário da maioria dos cientistas alemães que saíram ou foram obrigados a fugir da Alemanha. De 1942 a 1945 dirigiu o Intituto Kaiser Wilhelm, em Berlin, e trabalhou ao lado de Otto Hahn, um dos descobridores da fissão nuclear, no projeto de urânio de Hitler. Por esta decisão, perdeu várias amizades, entre elas a de Niels Bohr. No fim da guerra, o físico foi preso, permanecendo aprisionado na Inglaterra durante seis meses.   Em 1946, Heisenberg voltou para a Alemanha, onde  assumiu o posto de diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física em Gottingen, que mais tarde passaria a ser conhecido como Instituto Max Planck.

Organizou e dirigiu o Intituto de Fisica e Astrofísica de Göttingen. O instituto mudou-se para Munique, em 1958 e Heisenberg iniciou o estudo sobre a teoria das partículas elementares. Descobriu sobre a estrutura do núcleo atômico, hidrodinâmica das turbulências, dos raios cósmicos e do ferromagnetismo. Alguns físicos da época, como Albert Einsten rejeitaram a sua teoria porque iam contra os princípios da física clássica, a física newtoniana.

Em 1970, pediu demissão do Instituto e morreu de câncer, no dia 01 de fevereiro de 1976. Apesar de ter provocado desavenças com grandes físicos ao longo de sua carreira, deixou bons amigos que organizaram uma procissão de velas acesas até a porta de sua casa no dia de seu falecimento.

Seu biógrafo, David Cassidy, escreveu que Heisenberg se tornou um dos grandes físicos do século XX e, também, um dos mais controvertidos.

Heisenberg continuou na Alemanha durante a ocupação nazista. Até hoje, paira a dúvida sobre sua real posição: contra ou a favor de Hitler.

Texto por: Layara Baltokoski Boch.

Referências:

Eisenberg. Disponível em: http://www.soq.com.br/biografias/heisenberg/. Acesso em: 15 de outubro de 2015.

Werner Eisenberg. Disponível em: http://www.explicatorium.com/Heisenberg.php. Acesso em: 15 de outubro de 2015.

Heisenber, o gênio de Incerteza. Disponível em: http://www.celinacea.com.br/artigo-10136.htm. Acesso em: 15 de outubro de 2015.