Johannes Kepler (1571 – 1630)

“Os caminhos que conduzem o homem ao saber são tão maravilhosos quanto o próprio saber.”

Foi um astrônomo, matemático e físico alemão que ficou famoso por descrever o movimento dos planetas pela mecânica celeste com três leis.

Nasceu no dia 27 de dezembro de 1571, em Weil der Stadt, em Württenberg e a sua grande motivação para estudar foi a visão de um eclipse da lua vermelha que ele viu aos nove anos.

Na sua formação, Kepler foi formalmente educado em latim e ao terminar seus estudos em Maulbronn, passou a estudar na universidade de Tübingen, aonde estudou teologia, grego, filosofia e ciências exatas. Foi na matemática o seu maior destaque dentre os temas estudados.

Simpatizou facilmente pela obra de Copérnico a respeito do heliocentrismo, achou-a mais correta e foi nela que trabalhou durante algum tempo e baseou o seu livro Mysterium Cosmographicum (1596) aonde apresentava a geometria que explicava a distância entre as órbitas planetárias e as vantagens geométricas da teoria de Copérnico.

Desde 1594 foi professor de matemática e astronomia na universidade de Graz, na Áustria e seu período de trabalho na instituição encerrou-se em 1600, quando se tornou ajudante do astrônomo Tycho Brahe em seu observatório em Praga e a morte de seu tutor fez, em 1601, Johannes Kepler assumir o lugar de matemático imperial e astrônomo da corte do Imperador Rodolfo II.

Nessa época um de seus trabalhos mais importante foi Astronomia Nova, onde Kepler, apartir das primeia lei (órbitas) e da segunda lei (áreas) calculou a órbita de marte em torno do sol. A terceira lei de Kepler (períodos) só foi publicada em 1619, no livro Harmonices Mundi.

Ainda nessa época foi publicado um livro Epítome astronomiae copernicanae, que reuniu todas as descobertas de Kepler em um só livro e junto ao seu livro de astronomia baseada nos princípios de Copérnico são a principal influência para a conversão de astrônomos ao copernicalismo kepleriano.

Outros trabalhos realizados durante a sua vida foram relacionado a ótica e a inversão de imagens, o decaimento da intensidade luminosa de uma estrela, as Tabelas Rudolfinas (as quais possibilitam reduzir o erro médio real da posição dos planetas e que foi usada por Isaac Newton para a formulação da lei da gravitação universal), também desenvolveu um sistema de cálculo infinitesimal que é antecessor ao cálculo e fez melhorias no telescópio de refração.

Curiosamente, apesar das raízes científicas, Kepler mostrava ser bastante religioso comparando inclusive a simplicidade da geometria da ordem planetária de Copérnico como o plano de Deus e acreditava, apesar das discussões da época, na astrologia e nas influências dos planetas sobre assuntos terrestres.

Johannes Kepler morreu em 15 de novembro de 1630, em Ragensburg.

Texto por: Paulo Henrique Gonsalves.

Referências: