Nicolau Copérnico (1473 – 1543)

“A ciência é filha da verdade e não da autoridade.”

Nicolau Copérnico foi um importante matemático e astrônomo polonês. Pode ser chamado de “pai” da astronomia moderna, pois foi ele quem percebeu e defendeu a tese de que a Terra, assim como os demais planetas, gira em torno do sol, em uma teoria chamada de Heliocentrismo.

Nascido numa família de ricos comerciantes, no dia 19 de fevereiro de 1473, Copérnico foi educado pelo tio, futuro bispo de Ermlend, depois de ficar órfão aos onze anos. Aos 18 anos ingressou na Universidade de Cracóvia, onde estudou astronomia e matemática. Em 1497, com 24 anos, foi para Itália estudar direito canônico na Universidade de Bolonha.

Em 1501, voltou à Polônia para aceitar o cargo de cônego da catedral de Frauenburg, para o qual tinha sido indicado por seu tio, mas pouco tempo depois voltou para a Itália onde frequentou as universidades de Roma, Pádua e Ferrara. Aprendeu medicina, direito, astronomia e matemática.

Voltou definitivamente à Polônia em 1506, estabelecendo-se em Frauenburg e depois em Heilsberg, onde foi secretário e médico pessoal de seu tio. Somente em 1512, após o falecimento  deste, voltou a viver em Frauenburg, realizando suas primeiras observações feitas por instrumentos que ele próprio construiu.

O primeiro livro que escreveu foi “Pequeno Comentário sobre as Hipóteses de Constituição do Movimento Celeste”, sendo que não se sabe ao certo o ano em que foi escrito. A publicação de seus comentários foi adiada inúmeras vezes pelo próprio Copérnico, pois este temia as reações da Igreja Católica. Em 1533, o papa Clemente 7º solicitou uma exposição de sua teoria e, em 1536, o cardeal Schönberg pediu que esta fosse publicada. Nicolau Copérnico adiou a publicação, alegando a necessidade de elaborar uma teoria mais completa.

Em 1539, conhece um jovem matemático alemão chamado Georg Joachim von Lauchen, mais conhecido como Rheticus, que passaria dois anos trabalhando com as teorias de Copérnico. Juntos publicaram a “Prima Narratio”, uma espécie de informativo que relatava as investigações realizadas por eles.

A teoria completa de Copérnico foi enviada para publicação por intermédio de Rheticus, em 1541. Porém, a obra principal, “De revolutionibus orbium coelestium” (em latim) que significa “Das revoluções das esferas celestes”, foi publicada no ano de sua morte, 1543. Nesta obra ele defende a teoria do heliocentrismo, dizendo que o centro do Universo é o Sol e que os planetas possuem órbitas circulares em volta dele na seguinte ordem: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e depois as estrelas fixas.

Apesar de que mais tarde novas descobertas vieram alterar alguns aspectos da teoria heliocêntrica, esta ideia foi realmente muito importante para o progresso da astronomia. Nela, Copérnico apresentou ainda aspectos muito importantes, tais como a rotação da Terra, a inclinação do seu eixo, disse ainda que a distância entre a Terra e o Sol é pequena comparada com a distância até as estrelas, ente outras coisas.

Suas teorias serviram de referência para grandes astrônomos que posteriomente a aperfeiçoaram, tais como Johannes Kepler (que descobriu que as órbitas dos planetas não são circulares, mas sim elípticas) e Galileu Galilei.

Nicolau Copérnico faleceu em Frauenburg em 24 de Maio de 1543.

Texto por: Diana Maria Navroski Thomen.

Referências:

[1] DESCONHECIDO. Nicolau Copérnico. 2012. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/nicolau-copernico.htm>. Acesso em: 28 set. 2015.

[2] FRANCISCO, Patrick. Nicolau Copérnico – Biografia – Vida e Obra. 2013. Disponível em: <http://www.siteastronomia.com/nicolau-copernico-biografia-vida-obra>. Acesso em: 28 set. 2015.

[3] PACIEVITCH, Thais. Nicolau Copérnico. Disponível em: <http://www.infoescola.com/biografias/nicolau-copernico/>. Acesso em: 28 set. 2015.