Resenha de: “O Alquimista”

Resenha de: “O Alquimista”

Autor: Paulo Coelho

Ano da edição: 1988

Gênero: Romance

Resenha:

   O alquimista conta a história de Santiago, um pastor da região de Andaluzia, Espanha. O pastor há muito tempo conduzia suas ovelhas por aquela região. Ele conhecia todos os trajetos possíveis que o levava as cidades, nas quais ele comercializava a lã de suas ovelhas. O pastor era apaixonado pela filha de um comerciante de uma cidade, e por vezes, imaginava-se casando com ela, e assumindo os negócios do sogro.

   Certa noite, enquanto dormia com suas ovelhas em uma igreja abandonada, teve um sonho: Havia um tesouro reservado para ele, este se encontrava no Egito, próximo as pirâmides. Santiago, que acredita em sinais, hesita em sair em busca do tesouro. Para ele, é muito mais fácil continuar com sua rotina, e quem sabe um dia, se tornar um comerciante. Porém, ele recebe mais sinais, e encontra várias pessoas que acabam por fazer com que ele tome coragem e deixe Andaluzia para buscar seu tesouro no Egito. Esta é sua Lenda pessoal, um termo muito utilizado por Paulo Coelho em seus livros para expressar a suposta missão que é dada a cada pessoa, seja por um ser superior ou por capricho do universo.

   As dificuldades são muitas: Ele não tem dinheiro, e nem fala a língua dos lugares pelos quais terá que passar. Para juntar uma quantia mínima de dinheiro, com muito pesar, vende suas ovelhas para dar início a sua viagem. Logo no início de sua jornada, encontra obstáculos pelos quais pensa que não será capaz de superar. Pensa até mesmo em desistir, voltar para Andaluzia, recuperar seu rebanho, e voltar a percorrer os mesmos caminhos de sempre. Porém, encontrar seu tesouro é sua Lenda pessoal, e as coisas, aos poucos, vão tomando rumos promissores para Santiago. As pessoas que Santiago vai conhecendo ao longo do caminho, bem como os sinais que recebe, influenciam-no positivamente a persistir em sua busca. Ele encontra mais obstáculos, mas ele aos poucos percebe que estes fazem parte da vida de todos que tem um sonho.

   A jornada de Santiago se estende por muito mais tempo do que ele planejava. Em determinado momento, ele conhece O alquimista. O qual se encarrega de conduzi-lo nos últimos trechos de sua viagem em direção às pirâmides. O alquimista acaba por se tornar mais um “mentor espiritual” do que um simples guia. Com ele, Santiago aprende mais sobre a Lenda pessoal, e a alma do mundo. No final da jornada, os conhecimentos que Santiago adquire com O alquimista, acabam por ser imprescindíveis para sua sobrevivência no deserto, e também para encontrar seu tesouro.

   O livro O alquimista já foi traduzido para mais de 70 línguas, tendo vendido mais de 30 milhões de cópias. A mensagem que o livro passa pode ser resumida por este trecho: Sempre antes de realizar um sonho, a Alma do Mundo resolve testar tudo aquilo que foi aprendido durante a caminhada. Ela faz isto não porque seja má, mas para que possamos, junto com o nosso sonho, conquistar também as lições que aprendemos seguindo em direção a ele.

Autor da resenha: Matheus Pretko.

Imagem retirada de: https://www.dalianegra.com.br/o-alquimista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *