Resenha de: “A Revolução dos Bichos”

Resenha de: “A Revolução dos Bichos”

Autor: George Orwell

Ano de publicação: 1945

Gênero: Sátira e Ficção.

Resenha:

   O livro começa com a história de uma granja conhecida como Granja do Solar, onde os animais que ali viviam estavam em extrema insatisfação com os cuidados do dono com os animais e com a fazenda. Surge entre os bichos a ideia de uma revolução para se construir um novo lugar onde os humanos não pisariam e apenas os animais, trabalhando sem ser explorados, viveriam uma vida melhor.

   Logo após o acontecimento da revolução, os animais entram em comum acordo para criar algumas regras que serviriam como base para a “nova” sociedade. Inicialmente, as coisas ocorrem bem até que se chega a um ponto onde as opiniões divididas dos líderes da revolução colocam a posição de liderança de cada um em risco e isso força os líderes a usarem seus artifícios para ganhar apoio dos outros animais.

   A história tem em seu desenrolar, como ponto forte, a marcante personalidade de cada animal que retrata muito bem o que se encontra numa sociedade real (apesar de ser um livro razoavelmente antigo, é possível visualizar e interligar esse contexto com as sociedades atuais).O texto é recheado de ironias que descrevem um sistema que tem como base a igualdade e o bem estar de todos (e o seu fracasso).

   No decorrer da leitura se aprende muito sobre política e poder (tendo alguns personagens e situações semelhantes a revolução russa). É um livro de leitura rápida e que abre brechas para muitas interpretações, reflexões e ligações externas com outros fatores reais e da literatura.

Autor da resenha: Paulo Henrique Gonsalves.

Imagem retirada de: https://www.saraiva.com.br/a-revolucao-dos-bichos-1574783/p

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *