Srinivasa Ramanujan (1887 – 1920)

Srinivasa Ramanujan (1887 – 1920)

 


 

   Srinivasa Aiyangar Ramanujan nasceu no ano 1887 em Erode, um vilarejo pobre da Índia. Aos cinco anos foi para a escola onde logo notaram sua grande facilidade com os números e por conta disso ganhou uma bolsa para estudar no colégio de Kumbakonan, onde era admirado pelos colegas e professores. Por dedicar-se demais a matemática, deixou as outras disciplinas de lado assim perdendo a bolsa que havia ganhado.

   A partir de então começa a estudar matemática sozinho e aos quinze anos lhe é emprestado um livro chamado A Sinopse dos Resultados Elementares em Matemática Pura, este continha mais de 6 mil teoremas sendo a maioria sem demonstrações, fascinado com o livro, ele demonstra todos os teoremas, que foi sua maior fonte de estudo.

   Em 1909 Ramanujan casa-se, e arruma um emprego de cobrador de impostos local. Três anos mais tarde consegue um cargo de contador em Madra, nesse emprego conhece o fundador da Sociedade Indiana de Matemática para quem mostra seus trabalhos, e ao ver todas as anotações de Ramanujan, o aconselha a escrever para alguns matemáticos britânicos, ele envia várias cartas, porém somente G. H. Hardy o respondeu dizendo que nunca havia visto uma matemática tão avançada, e então convida-o para ir estudar em Cambridge.

   Nos anos seguintes Hardy e Ramanujan passam a trabalhar juntos no Trinity College. Desta parceria foram produzidas uma série de publicações sobre as propriedades das funções aritméticas. Em 1917 foi concedida a honra de ser membro de pleno direito da Royal Society de Londres sendo ele o primeiro indiano a ter esse título.

   Ramanujan fez várias contribuições dentre elas fórmulas para casas decimais do número irracional π, para o inverso ao quadrado de π, para raízes com somas infinitas e uma fórmula muito interessante: a soma de todos os números inteiros a partir do 1 até o infinito resulta em -1/12. Este resultado e este resultado aparece logo no começo de um livro sobre teoria das cordas de Joseph Polchinski, e também há outras aplicações em física quântica.

   Mas a sua permanecia na Inglaterra lhe causou várias doenças e após a primeira guerra mundial em 1919 ele retorna ao seu país reconhecido gênio por jovens intelectuais indianos. Porém sua doença já estava muito avançada e morreu em 26 de abril de 1920 diagnosticado com tuberculose.

Texto por: Diego H. Witchemichen.

 Referências:

Ramanujan, Srinivasa (1887-1920), disponível em: <http://www.mcnbiografias.com/app-bio/do/show?key=ramanujan-srinivasa>, acesso em: 16 ago, 2016.

O Indiano que foi ao Infinito, disponível em: <http://www.mudancasabruptas.com.br/IndianoInfinito.html>, acesso em: 16 ago, 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *