Louis de Broglie (1892 – 1987)

Louis Victor Pierre Raymond, 7° Duque de Broglie, nasceu no dia 15 de agosto de 1892 em Dieppe, na França. Era descendente de uma família de nobres italianos de Piemonte, radicados na França (1640). Formou-se em licenciatura em história, mas posteriormente demonstrou interesse por matemática e física, por influência de seu irmão Maurice de Broglie, físico experimental da época.

Como seu irmão era secretário do 1° Congresso de Solvay (1911), onde estiveram presentes físicos muito importantes da época, de Broglie teve acesso a cópias recém-impressas dos mais recentes trabalhos de Max Planck e Albert Einstein, e assim, tomou conhecimento das primeiras teorias relacionadas à física quântica e à relatividade.

Estes trabalhos lhe geraram certo entusiasmo, então decidiu lagar a história. Licenciou-se em ciências físicas, e posteriormente trabalhou com seu irmão estudando raios x, onde concluiu seu doutorado.

Em sua tese, Recherches sur la théorie des quanta, de Broglie introduziu a teoria de ondas de elétrons, que leva a teoria onda-corpúsculo. Ele afirmou que como o universo era formado inteiramente de matéria e energia, como luz, raios cósmicos etc, e se a luz possuía um comportamento ao mesmo tempo de onda e de partícula, talvez o mesmo acontecesse com a matéria.

Sua teoria foi comprovada quatro anos depois, através da experiência realizada pelos físicos Clinton Joseph Davisson e Lester Halbert Germer.

Tornou-se professor Instituto Henri Poincaré, Universidade de Sorbonne, Paris, em 1928, e em 1929, aos 37 anos, foi premiado com o Nobel pela descoberta da natureza ondulatória do elétron.

Foi admitido como membro na academia de ciências em 1933, e em 1944 na academia francesa de letras, por seu talento como escritor. Ganhou também o premio Kalinga, concedido pela UNESCO em 1952.

Louis de Broglie morreu em Paris, no dia 19 de março de 1987.

Texto por: Diana M. Navroski Thomen.

Referências:

DE BROGLIE.  Disponível em: <http://www.soq.com.br/biografias/de_broglie/>. Acesso em: 08 ago. 2016;

LOUIS DE BROGLIE. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/biografia/louis-victor-pierre.htm>. Acesso em: 08 ago. 2016.