Carl Friedrich Gauss (1777 – 1855)

“A matemática é a rainha das ciências: a aritmética é a rainha da matemática”

Carl Friedrich Gauss nasceu em 30 de Abril de 1777, em Brunswick, Alemanha. Aprendeu a ler e a somar sozinho. Quando estava na escola primária, um professor pediu aos alunos que somassem todos os números de 1 a 100. Para o espanto do professor, em poucos minutos, Gauss resolveu o problema.

Gauss chegou ao resultado correto porque percebeu que somando todos os pares 1+100; 2+99; 3+98; …50+51 o resultado era sempre 101, assim, a soma de todos os pares seria 50×101=5050. Dessa forma, uma criança encontrou, sem saber, a propriedade da simetria das progressões aritméticas.

A fama de Gauss chegou a Duque de Brunswick, que facilitou recursos econômicos para que Gauss continuasse a estudar, já que sua família não tinha essas condições. Em 1795, frequentou a Universidade de Göttingen. Um ano depois descobriu o método de desenhar, com régua e compasso, o heptadecágono, polígono com 17 lados, que, desde o tempo dos gregos, os geômetras tentavam fazê-lo, sem sucesso. Publicou Disquisitiones Arithmeticae, em 1801, um dos livros mais importante da história da Matemática, no qual reúne as ideias que desenvolveu desde os 17 anos de idade. Ainda nessa obra, Gauss apresenta a lei de reciprocidade quadrática, classificada por ele como a “joia da aritmética” e demonstra o teorema segundo o qual todo inteiro positivo pode ser representado como produto de primos específicos.

No começo do século XIX, abandonou a aritmética para se dedicar à astronomia, criando um método para acompanhar a órbita dos satélites, usado até hoje.

Obteve o doutorado na Universidade de Helmstädt, onde começou, em 1807, a lecionar como professor de astronomia e diretor do Observatório de Göttingen e permaneceu durante 40 anos.

Em 1812, desenvolveu o método dos mínimos quadrados que permitiu determinar pela primeira vez o tamanho e forma aproximados da Terra. Em 1833, com a ajuda de Weber, construiu o primeiro telégrafo elétrico. Na área da estatística, Gauss é famoso pela descoberta da distribuição normal, também conhecida como distribuição gaussiana, que trata da distribuição de certos valores ao longo de uma curva em forma de sino.

Gauss foi nomeado membro da Royal Society em 1804 e recebeu Medalha de Copley em 1838. Publicou várias obras durante toda sua vida.

Casou aos 23 anos, com Johanna Osthoff, que faleceu ao dar à luz ao terceiro filho. Casou novamente. em 1810. com Minna Waldeck tendo com ela mais três filhos. Esta faleceu em 1831. Em 23 de fevereiro de 1855, aos 78 anos de idade, o matemático, astrônomo e físico, criador da geometria diferencial, conhecido como o “Príncipe dos Matemáticos”, morre durante o sono.

Texto por: Bárbara de Almeida S.

Referências:

[1] Universidade de Coimbra. Karl Friedrich Gauss. Disponível em: < http://www.uc.pt/fctuc/dmat/departamento/bibliomat/servicos/copy_of_matematicos/Gauss-KF >. Acessado em: 10 de Julho.

[2] Universidade Federal Fluminense. Gauss, O Príncipe da Matemática. Disponível em: < http://www.uff.br/sintoniamatematica/curiosidadesmatematicas/curiosidadesmatematicas-html/audio-gauss-br.html >. Acessado em: 10 de Julho.