Teoria da Relatividade: Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral (para leigos)

Teoria da Relatividade: Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral (para leigos)

Autor: Albert Einstein

Ano de publicação: 2015 (Editora L&PM)

Gênero: Física.

   “Teoria da Relatividade” é um livro escrito pelo famoso físico Albert Einstein, publicado originalmente em 1916. Na obra, Einstein explica suas teorias da Relatividade Geral e Restrita de maneira acessível.

   O livro é dividido em três partes, contando com um total de 32 pequenos capítulos. Na primeira parte, Einstein apresenta a Teoria da Relatividade Especial, que desafia as noções convencionais de espaço e tempo. Ele explora conceitos como simultaneidade, dilatação do tempo, a não existência de um referencial privilegiado e a equivalência de massa e energia (apresentando sua famosa equação E=mc2).

   A segunda parte do livro é dedicada a explicar a Teoria da Relatividade Geral, onde Einstein passa a incorporar a gravidade como uma curvatura do espaço-tempo. Aqui são apresentados conceitos de dilatação do tempo gravitacional, a curvatura da luz na presença de objetos massivos e também a equivalência entre massa inercial e massa gravitacional.

   Na parte final do livro, Einstein explora implicações cosmológicas de sua teoria. Entre elas está a finitude e a estrutura geométrica do Universo (plano ou curvo).

   A requisição matemática e física para o entendimento do livro é baixa. Apesar disso, leitores com pouca familiaridade com essas disciplinas podem ter alguma dificuldade. Com isso em mente, por vezes Einstein apresenta conceitos usando analogias práticas e experimentos mentais, como a dos quadrados feitos de palitos de madeira para explicar a métrica do espaço.

   Para leitores mais engajados, há apêndices que apresentam conceitos mais aprofundados. Eles incluem uma dedução para as transformações de Lorentz, o espaço quadridimensional de Minkowski e verificações experimentais possíveis para a Teoria da Relatividade.

Autor da resenha: Cristhian Gean Batista Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *