Narinder Singh Kapany (1926 – 2020)

Narinder Singh Kapany nasceu em 31 de outubro de 1926, na cidade de Moga, situada em Punjab, no noroeste da Índia. Sua infância transcorreu em Dehradun, onde seu pai, Sundar Singh Kapany, trabalhava na indústria do carvão, enquanto sua mãe, Kundan Kaur Kapany, cuidava da casa e dos filhos. Após completar seus estudos na Universidade de Agra (atualmente Universidade Dr. Bhimrao Ambedkar), Kapany trabalhou em uma fábrica de munições do governo em Dehradun, antes de decidir rumar para Londres, no início dos anos 50, para realizar estudos superiores [1,2].

Durante seu doutorado no Imperial College em Londres, Kapany realizou experimentos inovadores com fibras ópticas de diâmetro micrométrico, resultando na criação de um fibroscópio flexível, precursor dos modernos endoscópios [2,3].

Após a obtenção do doutorado,  mudou-se para os Estados Unidos, onde permaneceu por toda a sua vida. Inicialmente, passou algum tempo na costa leste, na Universidade de Rochester e no Instituto de Tecnologia de Illinois, antes de estabelecer-se na Califórnia em 1960. Lá, fundou empreendimentos comerciais e conduziu pesquisas na Universidade da Califórnia em Santa Cruz [1,2].

Desde seus dias de escola, Kapany demonstrava interesse na ideia de dobrar a propagação da luz para imagens e aplicações médicas. Seus estudos avançados em Londres, orientados por Harold Hopkins, levaram à criação de um feixe de centenas de fibras de vidro com diâmetro micrométrico, cuja descrição foi publicada em um artigo na Nature em 1954. Este trabalho, realizado em paralelo com pesquisas semelhantes de Abraham Cornelius Sebastiaan van Heel, inspirou o desenvolvimento dos atuais endoscópios de fibra [2, 3].

Kapany contribuiu de maneira inovadora para a caracterização da qualidade da fibra óptica durante a fabricação, utilizando interferometria óptica. Também projetou dispositivos para fabricar fibras de vidro revestidas, uma técnica ainda em uso na produção comercial das fibras modernas [1, 3].

Além de suas contribuições notáveis para a fibra óptica, Kapany desempenhou um papel crucial na expansão das fronteiras da biologia e óptica biomédica. Após a invenção do laser em 1960, conduziu estudos a respeito da interação entre pulsos de laser e a retina do olho. Ele também foi um dos primeiros a projetar um esquema baseado em fibra óptica para a oximetria óptica do sangue, uma técnica que mede a saturação de oxigênio no sangue através da absorção óptica [2, 3].

Kapany, também estava interessado em energia solar, aprimorou o design de eficientes painéis solares montáveis em paredes ou janelas, obtendo diversas patentes para dispositivos destinados ao resfriamento ambiental [1, 3].

Ao longo dos anos, Kapany desempenhou um papel crucial na evolução tecnológica da fibra óptica, contribuindo para inovações como acopladores, (des)multiplexadores e amplificadores. Como empreendedor, fundou diversas empresas relacionadas a tecnologias ópticas, incluindo Optics Technology em 1960, Kaptron em 1973 e K2 Optronics em 2000. Sua dedicação resultou em cerca de 100 patentes e inúmeras publicações [2, 3].

Narinder Singh Kapany faleceu em 3 de dezembro de 2020, deixando um legado duradouro no campo da óptica e tecnologia [1, 3].

Autora: Eloise Granville.

Referências

[1] Risen, C. Narinder S. Kapany, ‘Father of Fiber Optics,’ Dies at 94. The New York Time. Disponível em: https://www.nytimes.com/2021/01/07/technology/narinder-s-kapany-dead.html. Acesso em: 08/12/2023.

[2] Stephens, T. Narinder Kapany, known as the ‘father of fiber optics,’ dies at 94. UC SANTA CRUZ. Disponível em: https://news.ucsc.edu/2020/12/narinder-kapany-in-memoriam.html.Acesso em: 08/12/2023.

[3] Singh, K. P. In memory of Narinder Singh Kapany. Nature Photonics. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41566-021-00812-z. Acesso em: 08/12/2023.