Tatiana Erukhimova

Tatiana Erukhimova (Татьяна Ерухимова) nasceu em Moscou (Rússia), no ano de 1975. Ela cresceu em uma família de cientistas e sempre foi fascinada pelo mundo da ciência e da tecnologia. Desde cedo, descobriu habilidades para as disciplinas de exatas, as quais a motivaram seguir carreira científica.

Tatiana estudou Física na Universidade Estadual de Moscou, onde se formou com honras em 1997. Em seguida, obteve seu mestrado em Física Teórica na mesma Universidade. Durante seus estudos, Erukhimova demonstrou habilidades em matemática, física teórica e análise de dados experimentais, o que a tornou uma pesquisadora excepcional.

Em 2002, Erukhimova concluiu seu doutorado em Física de Partículas Elementares na Universidade Estadual de Moscou. Ela então começou a trabalhar  como pesquisadora em diversos centros de pesquisa na Rússia, incluindo o Instituto de Pesquisa Nuclear de Dubna e o Instituto de Física e Tecnologia de Moscou.

Durante sua carreira, Tatiana tem se destacado em diversos campos da Física. Seus interesses incluem física de partículas, física nuclear, física de altas energias e astrofísica. Ela é autora de mais de 100 publicações científicas em revistas renomadas, como Physical Review Letters e Nuclear Physics A.

Além disso, Erukhimova tem sido uma líder no desenvolvimento de novas tecnologias para a pesquisa em Física. Ela trabalhou em projetos como o detector de partículas ALICE no CERN, o maior laboratório de física de partículas do mundo, e o satélite Spektr-RG.

Ao ingressar como docente na Universidade do Texas A&M, a professora Erukhimova foi eleita membro da American Physical Society, reconhecida por seu trabalho no desenvolvimento e disseminação de programas inovadores de educação em Física. tanto para estudantes universitários quanto para o público em geral. Além disso, sua atuação na organização de grandiosos festivais científicos em ambiente acadêmico também foi destacada.

Em reconhecimento ao seu desempenho excepcional como educadora, Erukhimova recebeu o prestigioso Prêmio de Excelência em Ensino do Professor Presidencial de 2017, sendo uma das duas laureadas. Durante esse período, ela foi selecionada para o cargo de vice-presidente do Comitê de Educação Científica para o Público da Associação Americana de Professores de Física.

No ano de 2019, Erukhimova foi eleita Fellow da American Physical Society, honraria concedida em virtude de seus esforços na criação e implementação de programas educacionais inovadores em física para estudantes universitários e público em geral, bem como pela organização de festivais de ciências de grande porte em âmbito acadêmico.

Posteriormente, a docente recebeu a nomeação para o cargo de Professora Universitária em Excelência em Ensino de Graduação na Texas A&M University, no ano de 2021. Além disso, sua dedicação e habilidades como educadora foram novamente reconhecidas com a conquista do Prêmio de Excelência em Ensino da Faculdade Profissional Acadêmica do Reitor, também em 2021.

Essas distinções atestam uma contribuição notável da professora Erukhimova para o avanço da educação em física, tanto no ambiente universitário quanto para o público em geral, além de demonstrar seu compromisso com a excelência no ensino de graduação.

Autora: Cassandra Trentin.

Referências:

[1] ERUKHIMOVA, Tatiana. Meet Texas A&M Physics Professor Dr. Tatiana Erukhimova.Disponível em: <https://jenniferhudsonshow.com/2023/01/03/meet-texas-a-and-m-physics-professor-dr-tatiana-erukhimova/> .Acesso em: 01 mai. 2023.

[2] Universidade Estadual de Moscou. BAUMAN Moscow State Technical University. Disponível em: <https://www.masterstudies.com.br/universidades/R%C3%BAssia/BAUMAN-Moscow-State-Technical-University/> . Acesso em: 01 mai. 2023.

[3] Texas A&M University Physics & Astronomy .Universidade A&M do Texas.Disponível em: < https://physics.tamu.edu/erukhimova-mioduszewski-elected-as-american-physical-society-fellows/> .Acesso em: 01 mai. 2023