Andrew Stuart Tanenbaum (1944 –  )

Andrew Stuart Tanenbaum (1944 – )

Nascido em 16 de março de 1944 em Nova Iorque, Andrew Stuart “Andy” Tannebaum é atualmente professor emérito e professor convidado do departamento de Ciência da Computação da Universidade Vrije em Amsterdã – Holanda [1].

Tanenbaum ou Andy (como é chamado de maneira mais informal), nasceu nos Estados Unidos, mas tem ascendência Austro-húngara.

Concluiu a High School (equivalente ao ensino médio no Brasil) em 1961. Posteriormente, formou-se como bacharel no M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology) em 1965 [1]. Finalmente em 1971,se tornou Ph.D. pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Segundo ele próprio, ninguém gosta do M.I.T., as pessoas respeitam, mas não gostam, ele continua ainda sim admirando a instituição. Dentre esses lugares o que ele realmente amou foi Berkeley[1][2].

Entretanto, sentiu um grande choque em sua mudança do M.I.T. para Berkeley, afinal, era estranho estar em um ambiente com pessoas com Q.I. abaixo de 150 e onde não era necessário estudar 13, 14, 15 horas por dia, sete dias por semana, somente para acompanhar os demais [2].

Em sua carreira foi consultor e revisor de diversos conselhos, fundações, journals, etc [1]. Apesar disso, é mundialmente conhecido pelos seus livros da área de computação [2]. Alguns desses livros são base da ementa de diversos cursos pelo mundo; são sete diferentes livros disponíveis em diversas edições e línguas. Entre eles os mais famosos são os voltados às áreas de Sistema Operacionais e Redes de Computadores [2].

Tanenbaum aplicou muito de seu conhecimento nessa área em seu principal software: o sistema operacional MINIX. O MINIX é um sistema operacional open-source desenvolvido com propósitos educacionais em suas primeiras versões. A ideia da distribuição deste software veio após a proibição da AT&T (companhia americana de telecomunicações) do estudo de sistemas operacionais baseados em UNIX. O MINIX conta com quatro camadas de acesso em sua arquitetura, sendo um dos poucos no mundo com essa arquitetura[2].

A construção desse sistema operacional veio do seu conhecimento e contatos adquiridos durante o tempo que passou trabalhando na Bells Labs [1].

Assim como Andy separa um trecho realmente longo para contar sua história com Cris Brown e Linus Torvalds, onde Brown em seu livro acusou Linus de roubar parte do código do MINIX e inserir no kernel Linux, Tanenbaum apesar de ter tido uma discussão pública anterior com Linus, defende-o das acusações de Brown, toda essa história pode ser lida em seu blog pessoal.

A importância dele é oficialmente reconhecida através de títulos, entre esses o que mais se orgulha é de ter sido eleito Fellow – maior honra concedida pelas instituições – da ACM (Association for Computing Machinery) e da IEEE. Essas são as formalidades feitas por essas organizações que comprovam a importância desse grande cientista.

Tanenbaum ainda orienta pós-doutorandos e doutorandos atualmente.

Autor: Yorranan Costa.

Referências:

[1] TANENBAUM, Andrew. Curriculum Vitae. Amsterdam, Vrije Universiteit Amsterdam, 2021. Disponível em: https://www.cs.vu.nl/~ast/home/cv.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.

[2] TANENBAUM, Andrew S. Blog de Andrew S. Tanenbaum. Disponível em: https://www.cs.vu.nl/~ast/. Acesso em: 23 maio 2023.

[3] VEIGA, Marcelo. MINIX 3. Disponível em: https://www.inf.ufrgs.br/~johann/sisop1/minixpage/index.html

[/vc_column]