Os modelos de Branas-mundos

Primeiramente, para compreender o conceito de branas-mundos, faz-se necessário uma breve introdução a respeito da Teoria das Cordas. Essa teoria desenvolvida em 1919, continua evoluindo e enuncia, basicamente, que os quarks (partículas elementares que compõem a matéria) são formados por filamentos de energia que se comportam como cordas vibrantes. Essas cordas ao vibrarem, seriam responsáveis por emitir diferentes tipos de partículas. Portanto, todas as partículas que constituem a matéria seriam formadas por apenas um único elemento, descrevendo desta forma uma tentativa de unificar a Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica [1,2].

No entanto, a teoria das cordas não funciona em universos com três dimensões de espaço, mas sim com 9 dimensões espaciais, sem mencionar que o tempo também deve ser levado em consideração. É neste exato ponto que a brana se “encaixa”. Essas são objetos físicos utilizados para descrever dimensões “mais distantes”, nesse caso, uma corda pode ser vista como uma brana (membrana) de uma dimensão [1,2,3].

Também é possível considerar membranas de dimensões superiores e inferiores, assim como membranas existentes no interior de outra membrana. De qualquer forma, cada tipo de brana descreve uma dimensão distinta da nossa, e estaríamos “presos” dentro de um espaço 11-dimensional maior, ou seja, um espaço-tempo que abriga cerca de 11 dimensões maiores [3].

Com base na teoria das cordas, na brana em que vivemos por exemplo, existe uma corda em aberto (que possui a capacidade de se propagar no espaço-tempo), sendo que seus pontos finais deslizam sobre uma D-brana (Condição de contorno de Dirichlet). Dito isto, muitos cientistas acreditam que o nosso universo tenha se formado na colisão entre duas D-branas [1,2].

Todavia, apesar de todos os avanços científicos realizados pela humanidade, a Teoria das Cordas, assim como as branas-mundos, é, ainda, apenas uma ideia e não pode ser demonstrada experimentalmente [1,3]. Porém, espera-se que, com o tempo e o avanço das pesquisas em torno dos aceleradores de partículas, seja viável comprová-las nas próximas décadas [1].

Autora: Rafaela Choqueti Camargo de Meira.

Referências.

[1] MENDES, M. Teoria das Cordas. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/teoria-das-cordas.htm. Acesso em 10 de abril de 2023.

[2] SÉRVULO, F. O Universo numa casca de noz: o que são as branas? Disponível em:https://www.misteriosdouniverso.net/2016/07/o-universo-numa-casca-de-noz-o-que-sao.html.

[3] STREY, L. F. Cosmologia de Universos Emergentes de Mundos-Brana. 2018. Defesa de Mestrado (Programa de pós graduação em Física). Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Vitória, ES. 2018. 106 p.