Balão espacial

Balão espacial

   A maioria de nós, quando crianças, já tivemos o devaneio de algum dia sermos astronautas, para poder inspecionar a beleza e a profundidade do cosmos. Para você que ainda possui esse sonho, tenho uma excelente notícia!  A partir de 2024, será possível viajar para fora do Planeta.

   No entanto, vale destacar, que ao menos por enquanto não será como no filme “INTERESTELAR”, no qual partimos em uma nave, rumo a conhecer vários planetas, buracos negros e “viajar no tempo”. A viagem espacial terá uma altura limitada com um número específico de passageiros, que ficarão em torno da Terra, sem se aventurar para outros locais. Para compreendermos como houve essa evolução tecnológica, temos que conhecer a história dos balões, que é bem interessante.

   Segundo registros históricos, a teoria mais aceita hoje é que os índios Nazca, do Peru, teriam edificado o primeiro balão por meio de fibras vegetais – (matéria prima existente na região). Esse balão sobrevoou o deserto de Nazca. No entanto, não se sabe ao certo se isso realmente ocorreu. Em 1709, o padre brasileiro Bartholomeu de Gusmão de apenas 23 anosonstruiu um objeto voador, o qual foi exposto ao rei João V de Portugal. Durante a cerimônia de apresentação, o balão alcançou uma altura de 4 metros, mas acabou se incendiando. Como o evento não ocorreu ao ar livre como deveria, o instrumento acabou se chocando com o teto, o que causou um alvoroço em várias pessoas presentes no local. Em decorrência, o projeto deteriorou sua credibilidade, e com isso Bartholomeu perdeu a chance de se tornar o “pai dos balões”.

   O surgimento oficial do equipamento voador ocorreu em 1783, na França, com os irmãos Etienne e Joseph Montgolfier. Esses franceses fizeram vários testes, dentre estes até com alguns animais a bordo. Ao contrário do ocorrido com Bartholomeu, esses irmãos tiveram grande êxito, alcançado sobre o vislumbrar de um rei, conhecido como Luiz XVI, e por sua população. O balão retornou ao solo em perfeitas condições. Depois de oito anos, ocorreu o primeiro voo, sob o comando  do francês Jean Pierre Blanchard, que conduziu o primeiro balão em território americano.

   Atualmente, a empresa Space Perspective, anunciou que começará a levar passageiros  em sua nave Neptune – “um balão de alto desempenho e cápsula pressurizada”, até o limite do espaço. A nave possui o comprimento de um estádio de futebol, onde sua cápsula é confortável e espaçosa, garantindo a segurança e acessibilidade dos viajantes. Se a Neptune tiver apenas um piloto, poderão ser incluídos até 8 passageiros, denominados “Explorers” [1].

   A viagem se iniciará com uma subida suave até um alcance de 30 Km, que demora em torno de  2 horas. Nesse meio tempo os exploradores poderão apreciar as belas visões da superfície do nosso planeta, vendo vastas áreas. Em torno de 6 horas, os visitantes chegaram até “A linha de Kármán, ou seja, o limite convencional que fica a uma altitude de 100 Km acima do mar”, no qual, poderão ver de perto  com um ângulo de 360º o Planeta Terra. Os visitantes terão o conforto necessário, sendo disponíveis no local: bares, banheiros e redes Wifi para poder registrar e compartilhar seus momentos com outras pessoas [2].

   Ao concluir a duração estabelecida da viagem, a nave retorna ao Planeta Terra, em um local seguro, no mar, onde um navio estará a bordo esperando o pouso do balão. A empresa Space Perspective afirma com a evolução do projeto: “Estamos comprometidos em mudar fundamentalmente a maneira como as pessoas têm acesso ao espaço – tanto para realizar pesquisas necessárias para beneficiar a vida na Terra quanto para afetar a maneira como vemos e nos conectamos com o nosso planeta [1].”

   No entanto, é cabível afirmar que o acesso para viajar  com o balão espacial é bem limitado. A princípio  cada passagem custará aproximadamente 600 mil reais, o equivalente a 125 mil dólares (cotação atual) [1, 2]. O que não é novidade, pois sabemos que as originalidades sempre são mais caras. Ademais, é importante enfatizar que  estamos cientes que já está previsto para nós, seres humanos, irmos mais longe para se aventurar e expandir mais as redondezas do universo.    Como forma de realçar uma nova perspectiva sobre o futuro da raça humana, não irá faltar oportunidade para tais eventos espaciais,  com maior acessibilidade ao público.

Autor : Cassandra Trentin.

Referências.

[1] ARAKAKI, Dérek. “Conheça a empresa que planeja levar pessoas até o limite do espaço em um balão”. passageiro de primeira, 2020. Disponível em:https://passageirodeprimeira.com/conheca-a-empresa-que-planeja-levar-pessoas-ate-o-limite-do-espaco-em-um-balao/. Acesso em: 04 jan. 2023.

[2] BBC News Brasil. Achada após 2 anos, câmera em balão revela imagens surpreendentes de ‘viagem espacial’. YouTube, 06 de julho de 2007. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=OUmQEUnTD4Y>. Acesso em: 04 de Janeiro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *