Nuvens Iridescentes

Nuvens Iridescentes

 

   As nuvens coloridas, chamadas de ‘nuvens iridescentes’, são um tipo excêntrico entre os fenômenos ópticos. Sua coloração é resultado das dispersões dos raios solares, cujas cores são distribuídas arbitrariamente pela nuvem [1].

   Com base nisso, a nuvem iridescente e o arco-íris seguem a mesma lógica de formação, contudo, a diferença entre esses efeitos está na região onde a separação das cores ocorre [1]. O arco-íris forma-se através da dispersão da luz branca que incide sobre gotículas d’água da chuva ou de cachoeiras, por exemplo. Já as cores dispostas nas nuvens dependem de fatores especiais da própria nuvem para se formarem.

   Por conseguinte, a nuvem deve ter uma espessura bem fina, ser quase transparente, para que não haja impedimentos em relação à incidência da luz em gotículas de água ou em cristais de gelo. Assim, uma vez refratados, os raios solares se distribuem produzindo diferentes cores, em diferentes direções, formando um esplendor de tons no interior da nuvem.

   Esse fenômeno é considerado raro pois, além dos fatores de densidade e de espessura, essas nuvens tendem a permanecer nesse estado por pouquíssimo tempo. Isso porque, elas vão absorvendo vapores de água, tornando-se cada vez mais densas, dificultando a dispersão da luz sobre as partículas e impedindo que a coloração aconteça. Dessa forma, o arco-íris se torna uma atração muito mais vista do que as nuvens coloridas [2].

   Adicionalmente, uma curiosidade que não poderia passar despercebida é que, esse fenômeno das nuvens iridescentes não ocorre apenas no Planeta Terra. Ele pode ocorrer em qualquer planeta que possua os ingredientes necessários para sua concepção [3].

   Tomando como exemplo, as nuvens coloridas também já foram vistas no Planeta Marte, pelo Rover Curiosity, da NASA, as quais, chamaram a atenção dos cientistas. Nos dias em que foram feitas as imagens, a região apresentava uma atmosfera fina e seca, o clima era frio na região do equador do planeta vermelho. As nuvens eram formadas por pequenas partículas de gelo que espalhavam a luz do Sol, formando cores que concebiam uma bela paisagem marciana [3,4].

Autor: Cassandra Trentin. 

Referências

[1] Notícia rádio Piratuba. Nuvem iridescente: Entenda como se forma o fenômeno que deixou o céu mais colorido no sul do Estado. Disponível em:<https://www.radiopiratuba.com.br/noticias/noticia/id:7963;nuvem-iridescente-entenda-como-se-forma-o-fenomeno-que-deixou-o-ceu-mais-colorido-no-sul-do-estado.html> Acesso em: 25 de setembro de 2022

[2] Desconhecido. Nuvem iridescente. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuvem_iridescente> Acesso em: 25 de setembro de 2022

[3] Ashley Strickland. Nuvens iridescentes na atmosfera de Marte registradas pelo rover Curiosity. Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS. Disponível em:<https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/rover-curiosity-fotografa-nuvens-coloridas-e-iridescentes-em-marte/> Acesso em: 25 de setembro de 2022

[4] Revista Galileu. Globo.com. Nuvens brilhantes captadas por Curiosity em Marte intrigam cientistas. Disponível em:<https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2021/05/nuvens-brilhantes-captadas-por-curiosity-em-marte-intrigam-cientistas.html> Acesso em 25 de setembro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *