Roberto Salmeron (1922 – 2020)

Roberto Salmeron (1922 – 2020)

 

   Roberto Aureliano Salmeron nasceu em São Paulo em 16 de junho de 1922. Filho de pais espanhóis, foi fortemente incentivado pelo pai a ser engenheiro, e na década de 1940, ingressou na USP e nesse curso aumentou sua fascinação pela física, que cursou na Universidade Federal do Rio de Janeiro após se formar. Concluindo esse curso, seguiu uma carreira de pesquisa pela USP acompanhado de dois professores tutores italianos chamados Gleb Wataghin e Giuseppe Occhialini no estudo das radiações cósmicas onde ficou até 1950. Nesse ano passou a trabalhar no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas onde permaneceu por três anos até  ir para a Europa onde fez doutorado pela Universidade de Manchester na Inglaterra. Salmeron permaneceu na europa como pesquisador associado na Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) na cidade suíça de Meyrin [1, 3].

   Roberto retornou ao Brasil em 1963, onde ocupou a cadeira de professor na universidade de Brasília, a qual, junto a outros professores, afastou-se devido às repressões da ditadura, indo novamente para a Europa onde retornou a trabalhar no  CERN no qual foi de importante participação nas pesquisas sobre partículas fundamentais e plasma. Em 1967, passou a dar aula no École polytechnique na França, e quando veio novamente ao Brasil foi um importante incentivador na construção de um acelerador de partículas (síncrotron) no país posteriormente chamado Laboratório Nacional de Luz Síncrotron em Campinas. 

   Teve participação em diversos institutos e revistas entre elas:  

   Brazilian Physical Review, Lettere al Nuovo Cimento, International Journal of Modern Physics A e Modern Physics Letters A [2].

   Foi também membro da Sociedade Brasileira de Física, Sociedade Francesa de Física, Sociedade Europeia de Física e membro titular da Academia Brasileira de Ciências [2]. Criou o High Energy Physics Prize of the European Physical Society, um prêmio para físicos de partículas elementares e foi presidente de três congressos internacionais de física. Salmeron morreu aos 98 anos, na França, em 17 junho de 2020 [2].

Autor: Ruan Lucas Correia.

Referências

[1] DESCONHECIDO. A. Roberto Salmeron. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Salmeron. Acesso em: 22/09/2022.

[2] DESCONHECIDO. A. Roberto Aureliano Salmeron. Disponível em: https://www.abc.org.br/membro/roberto-aureliano-salmeron/. Acesso em: 22/09/2022. 

[3] MARCOLIN. N. Roberto Salmeron: Um físico e alta energia. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/um-fisico-de-alta-energia/. Acesso em: 22/09/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *