Dia da Ciência

O Dia da Ciência é uma atividade extensionista promovida pelo Grupo PET-Física da Unicentro e objetiva a interação com os acadêmicos da universidade por meio de uma breve apresentação sobre determinado tema relacionado à Física e com a exposição e explicação de experimentos associados ao tema escolhido. O evento é realizado no Centro de Convivência no Cedeteg, em frente ao DCE.

No dia 20/04, os petianos Ana Carolina, Bruno e Rieli apresentaram um breve seminário aberto ao público sobre energias renováveis, limpas e mudanças climáticas. O evento teve início às 12h, no Centro de Convivência, contou com cerca de 30 ouvintes e teve duração de 1 hora. Além do breve seminário, foram expostos dois experimentos relacionados à questão energética: o motor elétrico e o gerador elétrico. Alguns participantes mostraram-se bem interessados pelo assunto tratado e vieram debatê-lo ao final do evento.

O segundo dia de apresentação foi em 20/06 e ocorreu também no Centro de Convivência das 12h às 13h. Os petianos Rafaela e Leonardo realizaram diversos experimentos envolvendo o Gerador de Van de Graaff e a garrafa de Leyden. Conceitos que envolvem os fenômenos elétricos foram explicados e diversos grupos de universitários interagiram com o experimento, mostrando interesse na natureza condutora da garrafa de Leyden.

O terceiro dia de apresentação foi em 25/07 e ocorreu também no Centro de Convivência das 12h às 13h, os petianos Lorraine, Eloise e Cristhian realizaram alguns experimentos envolvendo o eletromagnetismo. Alguns participantes mostraram-se bem interessados pelo assunto tratado e ao final comentaram o interesse pelo curso.