A história e a Física por trás do horário de verão

A história e a Física por trás do horário de verão


   O horário de verão foi inventado quando ainda não existia energia elétrica. Foi no ano de 1784 que Benjamin Franklin percebeu que muitas velas era utilizadas durante a noite e acordar mais cedo seria uma solução. O cientista até chegou a sugerir “barulhos de canhões para fazer os preguiçosos levantarem mais cedo todos os dias”. No entanto, essa ideia não foi aceita, assim como ocorreu com o consultor William Willett, em 1905, que sugeriu o adiantamento dos relógios durante o verão [1].   

   A primeira vez que o horário de verão foi introduzido em um país foi no ano de 1914, durante a Primeira Guerra Mundial. Diversos países, como Alemanha e os Estados Unidos, adotaram a prática nesse período. Porém, após a guerra, essa medida foi derrubada, sendo retomada em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial e foi mantida por algumas nações [1]. 

   Na década de 60, o horário de verão nos EUA ficou a critério do governo de cada estado, gerando uma confusão, já que os viajantes tinham que ajustar o horário em seus relógios constantemente.  Já no Brasil, o horário de verão foi implantado em quase todos os estados, com exceção do Norte e Nordeste, pois era mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde a diferença de luminosidade é mais significativa entre o verão [2]. 

   Nas demais regiões do Brasil, os dias durante o verão são mais longos que no Norte e Nordeste. Com isso, as pessoas e as empresas foram incentivadas a finalizar suas atividades do dia com a luz natural do Sol ainda visível, evitando o consumo de energia de equipamentos que seriam ligados durante a noite [2]. 

   A justificativa física para os dias mais longos do que a noite durante o verão é que, nesse período, o ângulo em que o Sol atravessa o horizonte é menor e, dessa forma, o Sol demora mais tempo para nascer do que para se pôr, demorando até duas horas para que amanheça completamente, assim como demora o mesmo tempo para que anoiteça completamente. Dessa maneira, o dia ganha cerca de quatro horas a mais e esse tempo extra de iluminação do Sol é aproveitado por diversos países [3,4]. 

Autora: Rafaela Choqueti.

Referências

[1] SANCHEZ. G. Ideia do horário de verão surgiu antes mesmo da luz elétrica. Disponível em: https://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL796501-16107,00-IDEIA+DO+HORARIO+DE+VERAO+SURGIU+ANTES+MESMO+DA+LUZ +ELETRICA.html. Acessado em: 09/05/2022. 

[2] DESCONHECIDO. A. Horário de verão. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/energia-eletrica/horario-de-verao#:~:text=Historicamente%2C%20o%20Hor%C3%A1rio%20de%20Ver%C3%A3o,dos%20rel%C3%B3gios%20em%20uma%20hora. Acessado em: 09/05/2022. 

[3] SILAS. J. Curiosidades de Física. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/curiosidades-fisica.htm. Acessado em: 09/05/2022. 

[4] DESCONHECIDO. A. O que o horário de verão tem a ver com a Física? Disponível em: https://azeheb.com.br/blog/o-que-o-horario-de-verao-tem-a-ver-com-a-fisica/?doing_wp_cron=1652164964.6687788963317871093750. Acessado em: 09/05/2022. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *