Siméon Denis Poisson (1781-1849)

Siméon Denis Poisson (1781-1849)


   O matemático e engenheiro francês Siméon Denis Poisson nasceu no dia 21 de junho de 1781, na cidade de Pithiviers. Filho de Siméon Poisson, um militar, foi educado em casa pelo seu pai e possuía a vontade de ser médico. Seu tio, cirurgião, tentou ensiná-lo a arte da Medicina, mas não demorou muito para Poisson perceber que gostava mais de Matemática a Medicina [1].  

   No ano de 1798, ele ingressou na École Polytechnique, em Paris, local em que foi aluno de Pierre-Simon Laplace e Joseph-Louis Lagrange, cuja amizade durou até o final da vida [1]. 

   Dois anos após terminar o curso de Matemática, Poisson foi nomeado professor tutor na Escola e pouco tempo depois tornou-se professor. Ele continuou durante a vida a ocupar diversos cargos científicos, incluindo a cadeira de mecânica na recém-formada faculdade de ciências, no ano de 1809. Além disso, também dedicou-se à pesquisa, avançando no estudo da eletricidade, mecânica e outras áreas da ciência Física [1, 2].  

   Em 1823, Poisson publicou sobre o calor, produzindo resultados que influenciaram Sadi Carnot. Muito do trabalho de Poisson foi motivado pelos resultados de Laplace, em particular seu trabalho sobre a velocidade relativa do som e seu trabalho sobre forças atrativas [3].  

   Durante sua vida, Denis publicou mais de 300 artigos científicos, em diversas áreas, não apenas em Matemática pura, mas também na Matemática aplicada à Física, particularmente em mecânica e eletrostática [1, 2]. 

   Poisson também realizou diversas contribuições para o estudo de Estatística e probabilidade. Em 1837, ele publicou um tratado acerca das deliberações dos júris, que introduziu a distribuição de Poisson, cuja equação descreve a probabilidade de um evento aleatório ocorrer em um intervalo fixo de tempo ou espaço [2].  

   Outros conceitos que possuem o seu nome associado, estão os parênteses de Poisson em equações diferenciais, constante de Poisson em eletricidade, equação de Poisson em teoria do potencial, integral de Poisson e razão de Poisson em eletricidade [2]. 

   Entretanto, ele não foi altamente considerado por outros matemáticos franceses durante sua vida ou após sua morte. Sua reputação era garantida pela estima que tinha por matemáticos estrangeiros, que pareciam mais capazes do que seus próprios colegas de reconhecer a importância de suas ideias. Poisson morreu em Sceaux (perto de Paris), em 25 de abril de 1840 [3]. 

Autor: Rafael Welter.

Referências: 

[1] WILKINS, D.R. Siméon Denis Poisson (1781 – 1840). School of Mathematics Trinity College, Dublin. Disponível em: https://www.maths.tcd.ie/pub/HistMath/People/Poisson/RouseBall/RB_Poisson.html. Acesso em: 07/03/22. 

[2] Desconhecido. Siméon-Denis Poisson. Physics Today. Disponível em: https://physicstoday.scitation.org/do/10.1063/pt.6.6.20180621a/full/. Acesso em: 07/03/22. 

[3] O’CONNOR, J.J; ROBERTSON, E. F. Siméon Denis Poisson. Mac TutorName. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Poisson/. Acesso em: 07/03/22. 

Referência da imagem: https://www.britannica.com/biography/Simeon-Denis-Poisson  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *