Resenha: São Bernardo

Resenha: São Bernardo


Autor: Graciliano Ramos. 

Gênero: Romance. 

Ano de publicação: 1934. 

   A obra conta a história de Paulo Honório, um menino órfão criado por uma mulher negra doceira. Para conseguir sobreviver na infância, Paulo vendia doces e ajudava cegos em troca de alguns trocados, depois passou a trabalhar na roça até completar 18 anos.  

   Nesse período, Paulo cometeu seu primeiro crime, então ele é detido, com ajuda de outro preso, aprende a ler e começa a pensar apenas em juntar dinheiro. Quando, finalmente, deixa a prisão, começa a encontrar maneiras de juntar dinheiro, para voltar a sua cidade natal e comprar a fazenda de São Bernardo. 

   Paulo, ao longo do seu objetivo, não poupa esforços para conseguir o que deseja.  Assim, o protagonista entra na vida de muitas pessoas, inclusive de Madalena, o seu grande amor, que sofre muito por conta de toda a ambição dele. 

   A história segue tendo muitos desfechos, onde sentimos ódio pelo protagonista, que em apenas breves momentos apresenta um pouco de bondade. A trama encerra-se com a própria narrativa do protagonista na fazenda de São Bernardo. 

   Durante toda a história o autor deixa claro a índole de Paulo Honório, o qual, desde as primeiras páginas, se torna um mau-caráter. A história possui uma linguagem leve, de fácil compreensão que parece ser um livro publicado em dias atuais. A maneira que a obra mostra a sociedade em 1930 evidencia que em alguns assuntos o país não evoluiu muito, vale muito a pena ser lido. Confesso que fiquei emocionada em alguns capítulos e, em outros, indignada com as atitudes de Paulo Honório.

   A maneira que Graciliano escreveu a história faz com que o leitor fique preso à narrativa, mostra como ele pensou em escrevê-la e a não deixar pontas soltas em nenhum momento. São Bernardo é atemporal, e mostra como a sociedade é estruturada, desde o governo de Getúlio Vargas até os dias atuais, é o livro certo para qualquer pessoa. 

Autora da resenha: Ana Carolina Chmilouski Graciano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *