Resenha: Buracos Negros

Resenha: Buracos Negros


Autor: Stephen Hawking. 

Ano de publicação: 2017. 

Gênero: Divulgação científica. 

   Stephen Hawking é considerado um dos físicos mais importantes da história. O cientista recebeu muitos prêmios e, sem dúvidas, foi um dos maiores cientistas do século XXI.  

   Sempre na fronteira do conhecimento, com assuntos bastante peculiares, o Sr. Hawking buscou entender temas que pouco se sabe, na área da matemática aplicada, física teórica e cosmologia. Além disso escreveu diversos livros com intuito de realizar a divulgação científica, como “Uma breve história do tempo”. 

   No ano de 2016, Stephen foi convidado para participar da série de palestras BBC Reith Lectures, promovida pela rede de televisão britânica BBC e transmitida pela rádio BBC 4.  

   As duas palestras que realizou, em janeiro e fevereiro daquele ano, foram transcritas no livro “Buracos Negros”. Nessas palestras, ele aborda esse tema que é ininteligível para pessoas do público geral, mas Hawking tomou para si o desafio de divulgador científico e realizou de maneira esplendorosa.  

   O tema buracos negros é complexo, até mesmo para quem estuda as ciências responsáveis por explicá-lo. Entretanto, o autor traz explicações claras e analogias cotidianas.  

   Em sua primeira parte: “Buracos negros não tem cabelo”, Stephen aborda, com muito bom humor, o que são os buracos negros, como eles se formam e o que podem fazer. A teoria da capilaridade diz que nada além da massa, momento angular e carga elétrica resistem ao adentrarem no buraco negro. 

   Em “Buracos negros não são tão negros quanto se diz”, abordam-se alguns dos paradoxos relacionados com tais corpos celestes. Misturando cotidiano, física quântica e uma pitada de humor, ele fala da possibilidade de utiliza como geradores de energia, na teoria das cordas e, até mesmo, da possibilidade de viagem interdimensional. 

   O livro é indicado a qualquer tipo de leitor, desde criança até idosos, não importando a formação, pois é um livro curioso e interessante. Apesar de breve, esse livro apresenta propostas profundas para os que estudam Física, gerando bastante reflexão. Stephen morreu em 2018, uma pena, pois em 2019 cientistas revelaram a primeira foto de um buraco negro. 

Autor da resenha: Rafael Welter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *