14-Bis e a Física do voo

14-Bis e a Física do voo


   “O homem pode voar!”. Essa era uma afirmação que o brasileiro Alberto Santos Dumont fazia desde criança. Ao longo de sua vida, fez diversas invenções, sendo um dos primeiros a voar em dirigíveis e ser considerado o inventor do mesmo. Santos Dumont, no entanto, não queria apenas parar nos balões, na época se discutia muito sobre como criar o avião sabendo que o peso, sustentação, potência do motor e equilíbrio impediam o sucesso de muitos inventores [1,2]. 

   Sabendo desses problemas, Santos Dumont construiu seu primeiro avião e deu a ele o nome de N14, mas, após notar alguns problemas na estrutura do avião, como o arrasto e a potência, fez algumas alterações, retirando um balão que estava sendo utilizado para aliviar o peso e, no motor, aumentando a potência de 24 para 50 cavalos. Por conta dessas alterações, resolveu mudar o nome do avião para 14-Bis [2,3]. 

   Em 12 de Novembro de 1906, diante de diversas pessoas e técnicos de aeronáutica da França, Santos Dumont realizou o primeiro voo oficial de uma aeronave mais pesada que o ar, voando a 6 metros de altura e 220 metros de distância [3]. 

   Mas como ele conseguiu voar? A estrutura do 14-Bis era muito leve, sendo apenas Santos Dumont o “objeto” mais pesado na aeronave. A estrutura da aeronave também foi crucial para que conseguisse voar. A geometria das asas de 110 metros de envergadura é um biplano-canard, que foi baseado nas pipas de caixa de Hargrave, o que fez com que o fluxo de ar passasse com mais facilidade pelo avião, o fazendo planar sem grandes dificuldades [3]. 

   Na aerodinâmica, o avião apresentava estabilidade e a maneira mais convencional para explicar isso é pelo princípio de Bernoulli, o fluxo de ar que passa entre as asas provoca uma diferença de pressão, que está diretamente ligada com a força de sustentação aerodinâmica [3,4]. Pelas leis de Newton, o avião teve que vencer duas forças, a da gravidade e as forças de atrito, para conseguir voar. Além disso, o aumento da potência do motor, o material das asas e a estrutura do avião foram essenciais para que Santos Dumont conseguisse voar [4,5]. 

   A estrutura do 14-Bis, sendo um biplano-canard, fez com que, após certo tempo, o avião perdesse certa estabilidade, pois a geometria deste fazia com que ele voasse com uma parte mais inclinada para cima, fazendo com que a gravidade agisse com mais força em certo ponto do avião. Isso fez com que o 14-Bis não voasse por muito tempo e não chegasse mais longe [3]. 

    Mesmo não voando por muito tempo, Santos Dumont ganhou um prêmio pelo feito, sendo considerado na época o inventor do avião. Ainda que os irmãos Wright tivessem feito um modelo de avião antes e o real criador do avião agora seja indefinido, o brasileiro conseguiu um grande feito para o país e para a humanidade [6]. 

Autora: Ana Carolina Chmilouski Graciano.

Referências:

[1] Buenas ideias. SANTOS DUMONT: MISTÉRIOS DO PAI DA AVIAÇÃO – EDUARDO BUENO. YouTube, 11 de março de 2020. Disponível em <https://youtu.be/EwvRZOtk2C4>  

[2] Invenções na História. Em que ano foi inventado o avião do Dumont e o dos Wrights? Como eram?. YouTube, 14 de julho de 2018. Disponível em <https://youtu.be/cpaFs7itoGI>  

[3] BITENCOURT, Leonardo Ostan; POGORZELSKI, Gregori; FREITAS, Ramon Morais de; AZEVEDO, João Luiz F.. CFD-based analysis of the 14-Bis aircraft aerodynamics and stability. Journal Of Aerospace Technology And Management, [S.L.], v. 3, n. 2, p. 137-146, 2011. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.5028/jatm.2011.03021711

[4] STUDART, Nelson. Santos Dumont e a física do vôo. Revista Brasileira de Ensino de Física, [S.L.], v. 28, n. 2, p. 131-132, jun. 2006. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172006000200001

[5] A física nas aeronaves. Portal IFSC, 2014. Disponível em <https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/a-fisica-nas-aeronaves/> Acesso em 11-12-2021. 

[6] Buenas ideias. UM RASANTE PELA HISTÓRIA DE SANTOS DUMONT – EDUARDO BUENO. YouTube, 11 de dezembro de 2019. Disponível em < https://youtu.be/QRHq3PCI-UQ >. 

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