Resenha: Um de nós está mentindo

Autor: Karen M. McManus.

Ano de publicação: 2021.

Gênero: Ficção, Suspense.

Resenha:

Uma detenção que acaba em assassinato, mas quem matou Simon? A história inicia-se com a detenção de um grupo de cinco alunos, sendo eles: Bronwyn, Addy, Nate, Cooper e Simon.

O grupo é composto por pessoas de atitudes e características distintas, mas todos estão detidos pelo mesmo fato, o encontro de celulares na mochila, sendo proibido o uso deste na escola.

Sem explicação clara de onde surgiram os celulares, pois não pertencia ao grupo de adolescentes, muitos questionamentos surgem da possibilidade de ser uma armadilha programada por alguém. Tal fato acabou gerando suspeita entre os alunos e pessoas de fora da detenção e o principal suspeito era Simon, o criador do aplicativo de fofoca famoso na escola, chamado Falando Nisso.

Simon publicava fofocas da vida dos colegas utilizando apenas as iniciais dos nomes, tornando-o odiado por muitos. Na terça-feira após a detenção, a promessa era da postagem de uma fofoca impactante relacionada a um dos colegas da detenção. A inquietação na sala era cada vez maior, até que Simon acaba tendo uma reação alérgica após tomar um copo de água, sendo encaminhado para emergência, mas acabou falecendo.

Os colegas de detenção, frustrados com o ocorrido, são chamados para uma reunião no dia seguinte. Nesta, foram informados que a autópsia de Simon apresentava vestígios de que sua morte foi um assassinato, pois ele era alérgico a amendoim e era muito cuidadoso com relação a esse problema, porém no copo havia um alto índice de óleo de amendoim, que foi aparentemente inserido de forma proposital.

Agora, os quatro adolescentes são os principais suspeitos. Será que realmente foi um deles? Ou todos estão envolvidos?

Este livro instiga a leitura e a ligação de fatos e pontos para desvendar esse assassinato. Abordando a saúde mental, a problemática na adolescência e investigação criminal, ele é narrado pelos próprios personagens em tempos diferentes, contando seus pontos de vista e suas histórias. Então, em quem você vai confiar? Como o título do livro traz, “um de nós está mentindo” gera a necessidade do leitor de se deter nos detalhes e desvendar o mistério.

Autora da resenha: Gabriela Folmer Miss.