Ada Lovelace (1815-1852)

Ada Lovelace (1815-1852)


   O mundo da ciência e tecnologia vem sendo demarcado historicamente por pessoas do gênero masculino. Mesmo que estes apresentem vantagens e oportunidades melhores do que as das mulheres, muitas delas venceram as barreiras e são reconhecidas pelas brilhantes descobertas e contribuições para sociedade [1].

   E uma das mulheres que se destaca é Augusta Ada Byron King, a Condessa Lovelace, conhecida atualmente como Ada Lovelace, a primeira programadora da história. Nasceu na cidade de Byron, Londres, em 10 de dezembro de 1815. Filha única e legítima do casal Lord Byron e Anne Isabella Byron, seu pai era um grande poeta romântico, sendo um dos responsáveis de uma das versões de Dom Juan, e sua mãe matemática [1,2].

   Um mês após o nascimento de Ada, seus pais se separaram e, em seguida, Lord Byron foi embora da Inglaterra, e faleceu durante a infância da filha. Anne que acompanhou toda formação da filha, incentivou o estudo de música, Matemática e, principalmente, lógica. Sempre buscando afastar Ada da insanidade de seu pai, nas tendências poéticas [1,4].

   Sua carreira na Matemática iniciou-se efetivamente aos 17 anos, onde conheceu Mary Sommerville, colaboradora e tradutora dos trabalhos de Laplace e primeira mulher a entrar na Sociedade Real de Astronomia, a qual tornou-se sua amiga e mentora, abrindo possibilidades e oportunidades para Ada no meio científico [1].

   Por meio de Mary, conheceu Charles Babbage, matemático, que naquele momento focava no desenvolvimento da Máquina Diferencial. O interesse de Ada surgiu inusitadamente, mas a parceria entre os dois não se tornou possível [1].

   Durante esse período, Ada conhece Willian Lord King, com quem acaba se casando aos 20 anos de idade. Após dar à luz a primeira filha do casal, Ada adoece e, com as limitações do seu estado de saúde, volta a dedicar-se ao estudo da Matemática [1,2].

   Um dos seus mentores foi Augustus de Morgan, primeiro professor a lecionar na Universidade de Londres. Vinte e seis anos após a morte de Ada, essa universidade tornou-se a primeira a permitir mulheres na graduação [1].

   Com a volta dos estudos, se reaproximou de Babbage e conheceu sua nova ideia, a Máquina Analítica, que desenvolveria operações complexas, com números [1,3].

   Ada, com seu conhecimento extraordinário, percebeu que a máquina teria potencial muito maior que somente com números, mas também com símbolos, notações musicais e artísticas [1,3].

   A exposição da pesquisa sobre a Máquina Analítica, realizada por Charles, resultou em um artigo em francês. Charles concedeu o trabalho de traduzir o artigo para o inglês a Ada e, além disso, complementar com suas notas, produzidas por meio de suas observações e pesquisas [1,4].

   As notas de Ada proporcionaram uma grande extensão do artigo original, onde as notas foram classificadas alfabeticamente de A a G e, em específico, a nota G foi denominada como primeiro algoritmo de computador do mundo. Essa nota tornava possível a computação dos números de Bernoulli e, também, a complementação de que a Máquina de Babbage, além da computação de números, também produzia imagens [2,4].

   Ada Lovelace foi a responsável por possibilitar que a sociedade atualmente tenha acesso a tantas tecnologias, que auxiliam todas as áreas do conhecimento, principalmente a Medicina, a qual baseia-se nas imagens produzida por meios de exames. Ada faleceu em 27 de novembro de 1852, aos 36 anos, devido a câncer no útero, deixando três filhos e, somente após algum tempo de sua morte, seu legado foi reconhecido como um dos muitos grandes nomes do meio científico [1,3].

Autora: Gabriela Folmer Miss.

Referências:

[1] Ada Lovalece. Derivando a matemática. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/~apmat/ada-lovelace/ . Acesso em: 27 de jun. 2021. 

[2] Patrícia Gnipper. Mulheres Históricas: Ada Lovelace, a primeira programadora de todos os tempos. Disponível em: 

https://canaltech.com.br/curiosidades/mulheres-historicas-ada-lovelace-a-primeira-programadora-de-todos-os-tempos-71395/ . Acesso em: 29 de jun. 2021. 

[3] Michelle Horn. Ada Lovelace: quem foi, importância na tecnologia e curiosidades! Disponível em: https://blog.betrybe.com/tecnologia/ada-lovelace/ .Acesso em: 28 de jun. 2021. 

[4] Elaine Martins. Filosofia e Ciências:Quem foi Ada Lovelace? Disponível em: http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=703&tit=Quem-foi-Ada-Lovelace .Acesso em: 27 de jun. 2021. 

Fonte da imagem: Juan Manuel Harán. 4 coisas que você deve saber sobre Ada Lovelace. Disponível em: https://www.welivesecurity.com/br/2018/10/11/4-coisas-que-voce-deve-saber-sobre-ada-lovelace/ . Acesso em: 28 de jun.2021. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *