Cecília Salgado

Cecília Salgado


   Cecília Salgado, carioca, formada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou o mestrado na Instituição de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Teoria dos Números pela Universidade de Paris VII. Atualmente, atua como geômetra aritmética e professora adjunta na UFRJ e procura sempre motivar os alunos por meio do seu encanto pelos números. Filha de professores universitários, a vontade por lecionar a acompanhou desde pequena, mas a escolha pela Matemática foi se construindo aos poucos [1].

   Seu maior incentivo na graduação foi o algebrista Adílson Gonçalves, o qual, posteriormente, se tornou seu orientador de Iniciação Científica (IC). Assim, Cecília teve contato com o meio científico e descobriu a aptidão pela pesquisa. A matéria que mais a interessava na graduação era álgebra. Dessa maneira, a área escolhida para seguir o doutorado (Teoria dos Números) foi natural.

   Durante esse período, seu orientador, Marc Hindry, admirável teórico dos números, apresentou a ela um problema difícil seguindo os métodos de teoria dos números, mas que era facilmente resolvido utilizando ferramentas geométricas. Desse modo, surgiu o grande fascínio da cientista pelo campo da geometria algébrica [1].

   Assim como muitas mulheres no meio acadêmico, vivenciou preconceitos acerca de questões de gênero, mas não desanimou diante deles. Em 2015, foi prestigiada com o Prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência, um programa que incentiva a transformação do meio científico a partir do favorecimento da equidade entre os gêneros. A bolsa concedida pelo programa possibilitou a vinda de seus filhos para a Alemanha, país onde recebeu um estágio de 3 meses com o intuito de realizar pesquisas na Matemática. Além disso, a cientista participa ativamente de congressos, palestras, eventos, etc acerca da participação feminina nas exatas, e concomitantemente atua como organizadora em diversos eventos sobre o tema [3, 4].

   Cecília promoveu em 2017 uma palestra de divulgação no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) chamada “Geometria e Aritmética: uma história de amor” em que explica um pouco da relação entre essas áreas tão encantadoras e os paralelos com o Teorema de Fermat. É perceptível a história de amor que a pesquisadora tem com seu campo de estudo e consegue, assim, cativar o ouvinte a procurar mais sobre [2].

   Com toda certeza, Cecília é uma cientista brasileira de suma importância para as mulheres que querem seguir carreira acadêmica. Com seu sorriso agradável e os olhos que brilham ao falar sobre a Matemática e seus mistérios, a professora consegue facilmente transmitir seus conhecimentos e mostrar que a área das exatas é sim território para as mulheres adentrarem sem medo e incentivadas.

Autora: Rieli Tainá Gomes dos Santos

Referências:  

[1] Autor desconhecido, Entrevista com a Profa. Cecília Salgado. <http://mulheresnamatematica.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/237/2018/07/Entrevista_Cecilia_Salgado.pdf> Acessado em 12 de fevereiro de 2021.

[2] IMPA, 31º CBM – Palestra de Divulgação – Geometria e Aritmética: uma história de amor. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=hAaxsYKZHuo&t=3475s> Acessado em 12 de fevereiro de 2021.

[3] Autor desconhecido, Prêmio L’oréal-UNESCO-ABC “Para Mulheres na Ciência” no Brasil divulga as sete cientistas vencedoras. Disponível em <https://www.paramulheresnaciencia.com.br/noticias/premio-loreal-unesco-abc-para-mulheres-na-ciencia-no-brasil-divulga-as-sete-cientistas-vencedoras/>. Acesso em 13 de fevereiro de 2021.

[4] Cecília Salgado, Disponível em <http://guests.mpim-bonn.mpg.de/salgado/>. Acesso em 13 de fevereiro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *