Marte Ataca

Marte Ataca


   No filme de Tim Burton de 1996, os seres vindos do planeta vermelho invadem o nosso e tentam dominar a Terra. Em 2021 as coisas se mostram um pouco diferentes, já que somos nós os invasores. Com a missão MARS 2020, sabe-se que não é a primeira vez que adentramos naquele pontinho vermelho brilhante que avistamos no céu à noite e definitivamente não será a última. O pouso inaugural ocorreu em 1997 com a sonda Sojourner, depois disso tivemos Spirit e Opportunity em 2004 e Curiosity que está por lá desde 2012, todas da agência espacial americana (NASA) [1].

   Porém, ela não foi a única a enviar sondas até Marte. Com a chegada do rover Perseverance, que, após 7 meses de viagem, pousou no dia 18 de fevereiro deste ano, somam-se 3 veículos espaciais pousados em apenas uma semana, sendo um chinês e o outro dos Emirados Árabes. Os marcianos realmente devem achar que é uma invasão. Brincadeiras à parte, o principal intuito, de fato, é encontrar vida. Para isso, o rover da NASA pousou na cratera de Jezero, onde seria o delta de um rio que existiu há milhões de anos e sendo um lugar propício para encontrar microrganismos de mais de 3,5 bilhões de anos  [1-3].

   O maior feito da missão americana foi ter enviado ao solo marciano os mais tecnológicos espectrômetros Raman. Com eles, será possível detectar biomarcadores, compostos químicos indicadores de presença de vida, seja ela atual ou antepassada, possibilitando diversos estudos, mesmo estando a aproximadamente 60 milhões de quilômetros de distância [3].

   Além disso, Perseverance também conta com lasers, câmeras de alta precisão, equipamento nos braços, brocas, dentre outros acessórios. Praticamente um cientista sobre rodas. Acoplado a ele também está o Ingenuity, um helicóptero que possui um giro de hélice oito vezes mais rápido que um helicóptero comum, o que possibilitará diversas explorações aéreas. Já em solo, amostras serão coletadas e armazenadas para que em 2026, segundo o planejamento norte-americano, uma missão de resgate seja realizada e, o primeiro marciano, microscópico, quem sabe, seja trazido à Terra [1, 3].

   Outro objetivo da exploração é, finalmente, preparar o terreno para a chegada da espécie humana a Marte. Para isso, o rover conta com um equipamento que obtém oxigênio a partir de dióxido de carbono, já que cerca de 95% da atmosfera é composta por esse gás. Dispor de oxigênio é essencial para o envio de astronautas, o que deve ocorrer até o final desta década, segundo a NASA [1, 3].

   Se encontraremos vida em Marte ou não, ainda não sabemos e enquanto a missão de algum “Cristóvão Colombo espacial” não é possível, o que podemos fazer é visualizar a primeira foto colorida (imagem deste Blog) divulgada de Marte pela Perseverance e idealizar que, algum dia talvez, teremos um descendente morador do planeta vizinho [1].

Texto por: Rafael Welter dos Santos

Referências: 

[1] MODELLI, Lais. Robô Perseverance envia primeiras fotos coloridas de Marte. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/02/19/robo-perseverance-envia-primeiras-fotos-coloridas-de-marte.ghtml Acesso em: 22 de Janeiro de 2021.

[2] RIGUES, Rafael. Nasa lança missão ‘Mars 2020’ em busca de vida em Marte. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2020/07/30/ciencia-e-espaco/nasa-lanca-missao-mars-2020-em-busca-de-vida-em-marte/. Acesso em: 22 de Janeiro de 2021.

[3] DOMINGUEZ, Nuño. 2020 será o ano da invasão a Marte. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-01-05/2020-invasao-em-marte.html.  Acesso em: 22 de Janeiro de 2021.

Referências da imagem: 

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/2021/02/19/nasa-divulga-primeira-foto-colorida-captada-pelo-perseverance

https://www.planocritico.com/critica-marte-ataca/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *