Pitágoras de Samos: Muito mais que um teorema (572 – 500) a.C
Em algum momento de sua vida escolar, com certeza já ouviu falar que “a soma dos quadrados dos catetos de um triângulo retângulo deve ser igual ao quadrado da hipotenusa (a² + b² = c²).” Pesadelo para alguns e diversão para outros, é isso mesmo, esse é o famoso Teorema de Pitágoras. Essa descoberta é muito utilizada, até hoje, nos cálculos de diversas ciências. Mas afinal, quem foi Pitágoras e por que ele foi tão importante para a construção do conhecimento matemático? Pitágoras (572-500 a.C.) nasceu em uma das ilhas do Dodecaneso (na Grécia Antiga), chamada Samos. Lugar este, não muito longe de Mileto (que atualmente faz parte da Turquia), em que outro grego famoso surgiu, Tales. Alguns registros afirmam que Pitágoras foi discípulo de Tales, devido à proximidade das ilhas, porém, segundo outras fontes isso parece ser improvável devido à diferença de meio século entre suas idades. A semelhança entre os interesses dos dois, pode ter sido ocasionada pelas viagens que Pitágoras também realizou, ao Egito, Babilônia e possivelmente chegando até à Índia [1, 2]. No decorrer de suas viagens, ele absorveu muitas informações matemáticas e astronômicas. Quando retornou à Grécia, estabeleceu-se em Crotona, na costa sudeste da atual Itália, onde, com bases filosóficas e matemáticas, fundou a Escola Pitagórica. Os membros desta, recebiam uma educação formal, em que continham quatro disciplinas: Álgebra, Geometria, Astronomia e Música [1, 3]. Pitágoras e seus seguidores foram os precursores da teoria dos números. Jâmblico (320 d.C.), atribuiu à eles a descoberta dos números amigáveis, os números perfeitos, deficientes e abundantes, o teorema sobre triângulos retângulos e os Ternos pitagóricos. O Teorema que leva o seu nome já era conhecido pelos babilônios, porém, a priori, foi demonstrado por Pitágoras [2, 3]. Creditou-se a ele também, o desenvolvimento de uma das mais antigas leis quantitativas da acústica, as conhecidas notas musicais. Assim como a descoberta da proporção áurea, por meio da construção de um polígono regular de cinco vértices (pentágono) e a interseção de duas de suas diagonais. A figura formada por essas diagonais é conhecida como pentagrama ou pentágono estrelado, sendo este o símbolo que representava os pitagóricos [1, 3]. A filosofia pitagórica considerava os números como a essência de todas as coisas e creditava a eles uma existência real e distinta, tendo como lema “tudo é número”. Então, quando ocorreu a descoberta de grandezas irracionais, na tentativa de calcular a diagonal de um quadrado com tamanho 1, gerou-se um enorme alvoroço entre os pitagóricos, que defendiam uma filosofia baseada nos números inteiros [2, 3, 4]. Pitágoras foi um personagem muito controverso e como não deixou nada escrito, muitas de suas contribuições para a Matemática são questionadas até hoje. Não se sabe ao certo se foi ele mesmo quem as desenvolveu ou se foi um de seus discípulos pitagóricos, uma vez que o conhecimento era coletivo e geralmente o mestre que levava o crédito. Mas, de qualquer forma, Pitágoras de Samos teve grande relevância para o desenvolvimento dos números e da matemática que conhecemos atualmente, possibilitando o desenvolvimento de várias outras ciências por meio dos conhecimentos deixados por ele [2, 5]. Escrito por: Rafael Welter dos Santos Referências: [1] BOYER, Carl B. tradução Elza F gomide. História da Matemática. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1974. [2] CHAQUIAM, Miguel. Ensaios temáticos: História e Matemática em sala de aula. Belém: SBEM, 2017. [3]LUCHETTA, Valéria Ostete Jannis. Pitágoras de Samos. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/pitagoras.html. Acesso em: 31/08/2020. [4] BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da Mitologia: história de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. [5] VENTURA, Dália. O assassinato cometido para ocultar uma descoberta matemática ‘perigosa’. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47436677. Acesso em: 31/08/2020. ¹Refêrencia da imagem.