É o fim da Física? (parte I)

A Física é uma das áreas mais importantes da ciência, diretamente ligada à maioria das tecnologias do mundo moderno, desde elementos básicos, como abastecimento de água e produção de energia elétrica, até tecnologias como computadores, carros, smartphones e televisores. Para onde você olhar, encontrará fenômenos físicos, que são muito bem descritos pelo conhecimento atual de Física Fundamental. Devido a todo esse conhecimento e capacidade de descrição, algumas pessoas podem pensar que a Física está “chegando ao seu fim”… e está mesmo? Bem, trago-lhes este texto para provar que estamos bem longe de “aposentar” nossos estimados físicos e físicas.

O pensamento de que a Física está em seus estágios finais não é novo. Exatamente um século atrás (1920), Max Born teve a coragem de dizer “A Física, como a conhecemos, estará acabada em 6 meses”; outra frase, de Albert Michelson, é “Parece provável que a maioria dos princípios-base já foram firmemente estabelecidos” [1]. Podem aparecer, ainda, atribuições de frases como essas a Lord Kelvin, mas que não passam de falácias [2]. A questão é que Max Born estava certo, mas não do jeito que esperava: a Física sofreu muitas evoluções desde 1920, com o desenvolvimento da Mecânica Quântica (MQ), Modelo Padrão, Relatividade Geral (RG) e diversas outras áreas da Física com as quais os antigos acadêmicos sequer sonhavam. Além disso, todas as vezes que alguém tentou argumentar sobre o fim da Física estava muito, muito enganado.

Uma coisa podemos dizer: a questão atual é muito mais complicada. Na época de Michelson, um experimento que hoje pode ser feito numa pequena sala foi responsável por revolucionar a ciência, fortalecendo o argumento para a Relatividade Restrita de Einstein [3]. Para se fazer descobertas em Física Fundamental hoje, são necessários experimentos REALMENTE grandes, como os realizados no Large Hadron Collider – LHC (o diâmetro do acelerador é maior que 4 km) [4]. Isso dificulta saber o quanto ainda não sabemos sobre Física Fundamental; todavia, podemos analisar a questão por meio de alguns problemas que hoje temos.

Comecemos falando da famigerada Matéria Escura. Ainda não se sabe do que ela é feita e como ela se comporta, apenas que ela interage gravitacionalmente com a matéria convencional. Poderia-se pensar que a detecção de matéria escura acontece devido a uma falha do modelo da RG, mas em regiões isoladas do Universo, com quase nenhuma matéria comum, foi detectada essa “massa invisível”, e sua distribuição pelo cosmos não é uniforme, o que sugere que ela realmente existe – apenas não sabemos o que é [5].

Outro grande grande mistério é o estranho “sumiço” de metade do Universo. Teoriza-se que, no início de tudo, quantidades iguais de matéria e antimatéria foram criadas, o que levaria a dois possíveis cenários: a) o universo é composto de 50% matéria e 50% antimatéria, ou b) o Universo é um mar de radiação, devido à aniquilação partícula-antipartícula de toda a matéria inicial. Adivinha só… nenhuma das duas é a verdade (aparentemente). Poderíamos pensar que, em algum momento, as partes de matéria e antimatéria separaram-se e hoje temos duas porções do Universo tão distantes que não acontecem aniquilações entre ambas, mas até então não há evidência para uma tal separação [5, 6].

Falar sobre a fronteira da Física não é simples. Ainda que centenas de páginas fossem escritas, faltaria espaço para cobrir todo o conteúdo. Mas não se aborreça, pois preparei mais leitura para você que anseia por conhecimento! Fique antenado em nossas mídias, pois logo estaremos publicando a parte II deste Blog; vejo-te do outro lado!

Texto por: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro.

REFERÊNCIAS:

[1] SciShow. Why Do People Say We’ve Reached the End of Physics?. Disponível em: <https://youtu.be/DGS2aWUKZ38>. Acessado em: 04/07/2020.

[2] SCHULZ, Peter. A.. Duas nuvens ainda fazem sombra na reputação de Lorde Kelvin. Rev. Br. Ens. Fís., vol. 29(4): 509-512 (2007).

[3] EISBERG, R.; RESNICK, R.. Quantum Physics of atoms, molecules, solids, nuclei and particles. New York: John Wiley & Sons, 2ª Ed., 1985.

[4] CERN. The Large Hadron Collider. Disponível em: <https://home.cern/science/accelerators/large-hadron-collider>. Acessado em: 04/07/2020.

[5] SciShow. 5 Baffling Mysteries About the Universe. Disponível em: <https://youtu.be/5ABgp2QomQA>. Acessado em: 04/07/2020.

[6] Ciência Todo Dia. O Enigma da Antimatéria. Disponível em: <https://youtu.be/LJML4ffF4i0>. Acessado em: 04/07/2020.