Como os físicos estão trabalhando contra a COVID-19

Como os físicos estão trabalhando contra a COVID-19


   Atualmente percebe-se que as pessoas que decidem se formar em Física, aqui no Brasil, acabam por trabalhar, em maior parte dos casos, em áreas de pesquisa e de docência. Quando falamos de uma pessoa formada em Física trabalhando em indústrias e outras áreas afim, é difícil acredita. Quando conhecemos geralmente são acompanhadas de outros profissionais, como engenheiros, ou possuem outras graduações/especializações que a permitiram atuar [1]. Com o objetivo de mostrar a importância de um profissional com essa especialização, trago a vocês como um Físico está atuando, na área da pesquisa, contra a pandemia que estamos vivenciando por conta do vírus SARS-COV-2. 

   Um físico, atualmente, está trabalhando em dois pontos principais: a caracterização do vírus e em modelos teóricos que chamamos de modelos físico-matemáticos [2].

   Caracterizações:

   As técnicas utilizadas por físicos para poder compreender as características microscópicas do vírus são a análise de “difração de raios X (DRX)” e a “microscopia crio-eletrônica (crio-ME)” [2]. Cabe ressaltar que essas análises são de extrema importância pois é o mundo microscópico que determina como o mundo macroscópico irá se comportar. Dessa forma, se conhecemos suas propriedades e características a manipulação para conseguir soluções, como uma vacina, tornam-se muito mais fáceis. Voltando ao foco, para determinar o que está acontecendo no mundo microscópico, a crio-ME vem sendo muito utilizada pois ela permite descobrir as características de moléculas biológicas [2, 3].

   Para a COVID-19 essa técnica foi importante pois possibilitou determinar a estrutura de uma proteína presente no vírus chamada de “proteína spike”. Esta é responsável pelo acoplamento do vírus às células humanas (para mais detalhes sobre essa proteína acesse um dos nossos Blog clicando em: Coronavírus: tudo, ou quase tudo, que você precisa saber sobre o que estamos passando) [3]. Sabendo da existência dessa proteína, os caminhos a seguir em busca de uma vacina eficiente tornam-se mais claros.

Modelos físico-matemáticos:

   Quanto aos modelos físico-teóricos, estes são os que estão trazendo um maior impacto durante a crise que estamos passando. Como a descoberta de uma vacina que imunize totalmente as pessoas contra a COVID-19 é um processo muito longo, esses modelos ajudam nas decisões a serem tomadas para evitar o contágio excessivo dessa doença.

   Por exemplo, em um estudo feito com pesquisadores do Rio Grande do Norte, foi possível prever a taxa de contaminação em algumas situações: a primeira com isolamento social, a segunda sem o isolamento social e a terceira com o isolamento apenas para pessoas do grupo de risco) [4]. Os resultados, resumidamente, indicaram que para as situações nas quais não ocorre o isolamento da devida forma o número de pessoas contaminadas aumenta e por consequência o número de mortes (lembrando que essas mortes não seriam somente pela COVID-19 mas, também por falta de leito para o atendimento de outros problemas de saúde) [4].

   Claro que esses resultados não são 100% corretos, pois cada modelo é posto as variáveis que mais afetam como: número de pessoas em um mesmo local, idade das pessoas, o tempo em que a doença irá prevalecer, etc [4]. Mesmo assim, esses dados costumam ser tratados de forma científica e normalmente demonstram grande fidelidade ao mundo real, mesmo com essas filtragens [4]. A partir das informações é possível ajudar, por exemplo, prefeitos e demais superiores a decidir qual a melhor forma de se portar perante a pandemia.

   Obrigado a todos por acompanharem até o final desse texto e, se você se interessou por esse tema e gostaria saber mais sobre como os físicos estão atuando durante a pandemia ou em como eles podem exercer outras áreas, deixe um comentário, ou, se preferir, entre em contato conosco por meio deste link: Contato.

Texto por: Matheus Meoquior da Fonseca

Referencias:

[1] GUIA DA CARREIRA. Física: carreira, mercado de trabalho e onde estudar. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/fisica/. Acesso em: 30 maio 2020.

[2] HELERBROCK, Rafael. Qual é o papel da Física no combate à pandemia de COVID-19. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/videos/qual-e-o-papel-da-fisica-no-combate-a-pandemia-de-covid-19.htm. Acesso em: 01 jun. 2020.

[3] HENRIQUE, Diógenes. O que é a microscopia crio-eletrônica, a técnica vencedora do prêmio Nobel? Disponível em: https://socientifica.com.br/o-que-e-microscopia-crio-eletronica-tecnica-vencedora-do-premio-nobel/. Acesso em: 01 jun. 2020. 

[4] HUOL, Lais. Physical-Mathematical Models: usage and practical applications. usage and practical applications. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=umY6BvrEocE&feature=youtu.be. Acesso em: 01 jun. 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *