Vikings: Os Brutamontes dos Mares

Vikings: Os Brutamontes dos Mares


   A denominada Era Viking teve seu início  no final do século VIII e estendeu-se até meados do século XI. O primeiro ataque e saqueamento viking ocorrreu em uma cidade da costa inglesa, Lindisfarne, a qual se caracterizava pela presença de um mosteiro que armazenava diversas relíquias religiosas. Neste incidente, além de roubarem os objetos do mosteiro,  os nórdicos mataram diversos monges que se encontravam no local.

   Para o povo viking, não havia distinção entre figuras religiosas e aldeões e nem mesmo o estabelecimento de regras morais a serem obedecidas, o que o tornou conhecido como bárbaro na Europa. O termo viking se originou da palavra nórdica vik, que se refere a “aquele que espreita uma baía”, em outras palavras, um pirata, termo que foi disseminado entre os europeus no século XVIII.

   Naturais do norte da Europa, das terras que na atualidade correspondem a territórios da Noruega, Suécia e Dinamarca, este povo sobrevivia a base da agricultura, pesca e comércio em regiões de frio extremo. Sendo os exploradores europeus pioneiros da Groenlândia e do norte americano (atual Canadá), acredita-se que sua motivação para a expansão de territórios se deu pelo crescimento exponencial da população, bem como pela falta de recursos para mantimento da mesma.

   Os vikings interpretavam a guerra como algo glorioso, pois em suas crenças, o paraíso, Valhala, caracterizava-se como um campo de batalha. Além disso, eram politeístas, destacando-se Odin e Thor, dentre seus deuses, acreditando que os vencedores e heróis de guerra eram convidados a celebrar com Odin ao final de cada dia pela batalha vencida. 

   O povo viking se dividia em aldeias, cujas eram lideradas por reis ou chefes, comandantes nas gueras e/ou líderes religiosos. Apesar de possuírem a fama de mercenários e guerreiros, diversos vikings chegavam a novas terras e aceitavam os costumes da região, alguns deles até mesmo se converteram ao cristianismo da Europa.

 

Texto por: Patricia Camargo de Oliveira.

Referências:

SOMMA, Isabelle. SANGUE, AÇO, CHAMAS: A ERA VIKING. Disponível em:<https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/sangue-aco-chamas-a-era-viking.phtml>. Acessado em: 20 de fevereiro de 2020.

SILVA, Daniel Neves. História dos Vikings. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/viking/historia-dos-vikings.htm>. Acessadox em: 27 de fevereiro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *