Johannes Wilhelm Geiger (1882 – 1945)

Johannes Wilhelm Geiger (1882 – 1945)


   Conhecido pelo detector de partículas alfa e radiações ionizantes que leva seu nome e de Walther Muller, Johannes Wilhelm Geiger (Hans Geiger) nasceu em 30 de setembro de 1882, em Neustadt an der Weinstrasse, na Alemanha. Geiger graduou-se em Física pela Universidade de Munique, onde estudou sobre as relações entre matéria e energia. No ano de 1906, recebeu seu doutorado pela Universidade de Erlangen, e em seguida ingressou na equipe de pesquisa da Universidade de Manchester, na Inglaterra, onde se tornou um dos mais importantes colaboradores de Ernest Rutherford.

   Geiger e Rutherford, ao trabalharem na detecção da emissão de partículas alfa por substâncias radioativas, levaram em consideração a capacidade de penetração dessas partículas em paredes finas de materiais sólidos. Por meio dessa relação, Geiger colaborou experimentalmente com a teoria atômica de Rutherford, a qual declarava que “o núcleo ocupa um volume muito pequeno no centro de cada átomo”. Como o experimento consistia em contar as partículas alfa emitidas, trabalho este concebido a Ernest Marsden, Geiger projetou uma máquina elétrica, capaz de contar as partículas alfa liberadas, chamado contador Geiger.

   Por volta de 1910 e 1912, Geiger, juntamente a John Mitchell Nuttall, desenvolveram a chamada Lei Geiger-Nuttall, que diz respeito à relação linear entre o logaritmo da faixa de partículas alfa e a constante de tempo radioativo, relacionadas à taxa de decaimento de núcleos emissores. 

   Ainda em 1912, Hans retornou à Alemanha para trabalhar como diretor do Laboratório de Radioatividade no Instituto Imperial de Física e Tecnologia, (Physikalisch-Technische Reichsanstalt) em Berlim, onde aperfeiçoou seu contador para medir outros tipos de radiação além de partículas alfa. Sua pesquisa foi interrompida durante a Primeira Guerra Mundial em 1914, na qual lutou pelas tropas alemãs, juntamente a E. Marsden e H.G Moseley.   

   Em 1925, Geiger lecionou Física na Universidade de Kiel, na Alemanha, onde desenvolveu, em colaboração a Walther Mueller, o contador Geiger-Mueller, o qual localiza uma partícula alfa em alta velocidade a cerca de um centímetro do espaço e a um centésimo de bilionésimo do tempo. Com a utilização desse equipamento, no mesmo ano, Geiger confirmou a existência dos pacotes de energia da luz, os fótons. Buscando a melhoria da eficiência seu equipamento, em 1929, ao tornar-se professor e diretor de pesquisa da Universidade de Tubingen, o físico descobriu rajadas de raios cósmicos, chamadas chuveiro de raios cósmicos; o encanto pelo assunto foi tão grande que Hans dedicou-se ao estudo desse assunto pelo resto de sua carreira.

   Geiger também se envolveu politicamente nos anos de ascensão de Adolf Hitler, em que, unido a outros cientistas, lutou contra a interferência e influência do governo na ciência, o que estava afastando os jovens físicos devido a ataques promovidos pela revista socialista nacional. Desta maneira, foi composto um documento de posição, assinado por setenta e cinco grandes físicos da Alemanha em 1936, que manteria o governo afastado da ciência. 

   Em 1938, Geiger recebeu a medalha Hughes da Royal Academy of Science e a medalha Dudell da London Physics Society.

   Em junho de 1945, Hans foi forçado a fugir para Postdam após ter sua casa, em Babelsberg, ocupada, falecendo em 24 de setembro de 1945.

Texto por: Luciano Cardoso Dias.

Referências:

Encyclopedia of World Biography. Hans Geiger Biography. Disponível em: <https://www.notablebiographies.com/Fi-Gi/Geiger-Hans.html> Acesso em 20 de setembro de 2019;

Hans Geiger Facts. Disponível em: <https://biography.yourdictionary.com/hans-geiger> Acesso em 23 de setembro de 2019;

The Editors of Encyclopaedia Britann. Hans Geiger. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/Hans-Geiger> Acesso em 20 de setembro de 2019;

Hans Geiger. Disponível em: <https://lemelson.mit.edu/resources/hans-geiger> Acesso em 20 de setembro de 2019; 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *