Polis: A criação

Polis: A criação


   Antes da criação da polis (cidade-estado), os cidadãos gregos agrupavam-se em comunidades denominadas Genos; nessas comunidades patriarcais, quem tomava as decisões eram sempre os cidadãos mais velhos. Entretanto, com o aumento da quantidade de pessoas em relação à quantidade de terras, as Genos deixaram de ser funcionais e diversos conflitos por terras foram iniciados. 

   Foi assim que mais tarde nasceu a ideia de propriedade privada, pois, para resolver os conflitos, foi necessária a divisão de terras, que nessa situação foi decidida pelo grau de parentesco com o patriarca. Desse modo, foram os parentes mais próximos do patriarca que receberam grandes propriedades de terras, e aqueles mais distantes, ou até mesmo que não tinham um grau de parentesco, se tornaram artesões ou escravos. Esse reagrupamento das Genos recebeu o nome de Fratrias, e cada uma delas, ao se juntar a outra, deu origem às Tribos; logo mais, essas Tribos seriam denominadas como “cidades-estados’’, que podemos, também, chamar de polis.

   Cada polis tinha liberdade política e econômica e tinha autossuficiência, tornando-se independente das outras polis. O centro político e administrativo dessas cidades-estado situava-se na Acrópoles e era ao redor dela que a cidade se concentrava. Além disso, era na Acrópoles onde se encontravam os principais templos da polis, os edifícios públicos e também o Ágora, local geralmente ao ar livre onde aconteciam os debates políticos. Nas margens da polis, havia um cinturão rural, onde eram produzidos os alimentos.

   Alguns dos benefícios que se destacaram no desenvolvimento da polis foram o desenvolvimento da cultura grega e da política; foram também em meio às cidades-estados onde nasceram os primeiros indícios da filosofia e posteriormente da ciência como conhecemos hoje. Em especial, foi na polis de Mileto onde surgiu quem consideramos o primeiro filósofo: Tales de Mileto. 

Texto por: Mariana Carachinski.

Referências:

[1] Pólis Grega, disponível em: https://www.suapesquisa.com/grecia/polis_grega.htm. Acessado no dia 16/09/2019;

[2] Filosofia Grega, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/filosofia-grega.htm. Acessado no dia 16/09/2019;

[3] Polis Grega, disponível em: https://www.todamateria.com.br/polis-grega/. Acessado no dia 16/09/2019;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *