Daniel Gabriel Fahrenheit (1686 – 1736)

Daniel Gabriel Fahrenheit (1686 – 1736)


   Daniel Gabriel Fahrenheit, físico alemão, nasceu em 24 de maio de 1686, na cidade de Danzig, hoje chamada de Gdansk, na Polônia. Filho de Daniel Fahrenheit e Concordia Schumann, Fahrenheit foi o irmão mais velho dentre os 5 filhos do casal.

   Com apenas 15 anos de idade Fahrenheit, passou por uma grande tragédia, a qual mudou totalmente o rumo de sua vida e que pode ser considerada responsável por suas contribuições dentro ciência. Essa tragédia foi a morte de seus pais.

   Com esse infeliz acontecimento, o cientista foi mandado por seu tutor a Amsterdã para estudar mais sobre as artes do comércio. Fahrenheit chegou à cidade em uma época em que a construção de instrumentos científicos estava em alta, e isso fez com que seu interesse pela ciência despertasse.

   Sob orientação do físico Willem Jacob’s Gravesande, Fahrenheit abandonou sua vida profissional dentro do comércio e começou sua vida científica, trabalhando com a Física Experimental no aperfeiçoamento de instrumentos científicos. O cientista Daniel  Gabriel Fahrenheit ficou conhecido, principalmente, pela sua padronização da escala termométrica a qual recebe seu nome, a “Escala Fahrenheit”, esta que é utilizada até hoje nos Estados Unidos e até pouco tempo atrás no Reino unido. Apesar dessa ser sua principal contribuição, o cientista foi responsável por outras grandes criações as quais buscava aperfeiçoar a precisão de medição de instrumentos como: barômetros, areômetros e termômetros. Importante destacar que o termômetro constituído de mercúrio foi um de seus grandes feitos.

   Em 1724, Gabriel Fahrenheit foi reconhecido como um grande cientista e foi nomeado como membro da Royal Society.

   Aos 50 anos, em 1736, Daniel Gabriel Fahrenheit morreu devido a intoxicação por mercúrio.

 

Texto por: Matheus Meoquior da Fonseca.

 

Referências:

HISTORY. Hoje na história: Nasce Daniel Gabriel Fahrenheit. Disponível em: <https://br.historyplay.tv/hoje-na-historia/nasce-daniel-gabriel-fahrenheit>. Acesso em: 04 ago. 2019.

FRAZÃO, Dilva. Biografia de Daniel Gabriel Fahrenheit. 2019. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/daniel_fahrenheit/>. Acesso em: 04 ago. 2019.

RIBEIRO, Daniel. Daniel Gabriel Fahrenheit. 2018. Disponível em: <https://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Daniel_Gabriel_Fahrenheit>. Acesso em: 04 ago. 2019.

INFOPÉDIA. Daniel Gabriel Fahrenheit. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/$gabriel-fahrenheit>. Acesso em: 05 ago. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *