Katherine Louise Bouman

Katie Bouman nasceu em 9 de maio de 1989, em West Lafayette, Indiana. Estudou na West Lafayette Junior-Senior High School, onde teve sua formação no ensino médio em 2007. Já em 2011, recebeu seu título de bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Michigan; nos anos seguintes, concluiu seu mestrado (2013) e seu doutorado (2017), ambos pelo Massachusetts Institute of Technology na área de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Sua tese de mestrado recebeu o Prêmio Ernst Guillemin como melhor tese de mestrado. Em 2016, iniciou seu pós-doutorado em Harvard na equipe de imagens do Event Horizon Telescope.

Seu nome se fez conhecido após a divulgação da primeira imagem de um buraco negro, evento o qual teve participação essencial de Katie. Ela foi responsável pelo algoritmo utilizado para criação dessa imagem (para mais informações, clique aqui), a qual foi divulgada no dia 10 de abril de 2019. Esse algoritmo funciona preenchendo as lacunas nos dados existentes produzidos pelos telescópios. Para conseguir armazenar a imagem (com um total de 5 petabytes) foi necessário uma “pilha de discos rígidos de dados de imagem”, os quais aparecem junto a Katie na foto publicada.

Em uma entrevista ao “MIT News”, Katie explicou que tirar uma foto de um buraco negro é semelhante a tentar tirar uma foto de uma laranja na lua, utilizando um radiotelescópio, “Imaginar algo tão pequeno significa que precisaríamos de um telescópio com 10 mil quilômetros de diâmetro, o que não é prático, porque o diâmetro da Terra não chega a 13 mil quilômetros.”

Atualmente, Katie está lecionando no California Institute of Technology (Caltech), em Pasadena, e seu foco de pesquisa é “projetar sistemas que integram fortemente algoritmo e design de sensor, tornando possível observar fenômenos anteriormente difíceis ou impossíveis de medir com abordagens tradicionais”.

Texto por: Fernanda Barbieri de Lara.

Referências

FRANK, Gustavo. Conheça Katie Bouman, a cientista responsável pela imagem do buraco negro. Disponível em: <https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2019/04/10/quem-e-katie-bouman-a-cientista-responsavel-pela-imagem-do-buraco-negro.htm>. Acesso em: 02 jul. 2019.

LIAM. Katie Bouman Biography. Disponível em: <https://gossipgist.com/katie-bouman>. Acesso em: 02 jul. 2019.