Os Dinossauros Modernos

Os Dinossauros Modernos


A primeira visão que foi atribuída aos dinossauros foi a de que eram animais escamosos, como lagartos enormes. Graças à evolução dos estudos de seus fósseis, foi recentemente descoberto que eles estão mais para antecedentes antigos dos pássaros de hoje.
Mais especificamente, as aves atuais têm uma grande descendência do grupo dos Terópodes, dinossauros bípedes carnívoros, incluindo, sim, o poderoso T-rex.
Toda essa mudança de ponto de vista começou com a descoberta do pequeno predador Deinonychus, que viveu há cerca de 115 milhões de anos, mostrando semelhanças exclusivas com as aves, uma das mais marcantes sendo as penas, estas tendo sido descobertas apenas algumas décadas depois, nos anos 90.
A mudança dos Terópodes às aves provavelmente começou há 160 milhões de anos, quando os menores daqueles começaram a “frequentar” árvores em busca de comida e/ou proteção. Esse comportamento, junto com alguns outros, favoreceu a diminuição dos corpos e o aparecimento de penas através da seleção natural (tudo como Darwin previu), possibilitando a habilidade de voar.
De acordo com o Dr. Paul Barret, biólogo e também paleontólogo do Museu de História Natural, “Novas descobertas significam que constantemente temos que atualizar pontos de vista sobre a aparência dinossauro, comportamento e estilo de vida”.
No fim das contas, as pombinhas que aparecem nas praças de hoje são descendentes distantes do tão poderoso e estimado Tyrannosaurus rex…pense sobre isso na próxima vez que ver uma.
Texto por: Bruno Lisenko Ribeiro
Referências:
[1] NATURE, Net. Como os dinossauros evoluíram para as aves. 2016. Disponível em: <https://netnature.wordpress.com/2016/12/15/como-os-dinossauros-evoluiram-para-aves/>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *