Dia do Pi

Dia do Pi


O aniversário do número mais conhecido e misterioso de todos os tempos foi comemorado no recente dia 14 de março. E não estou falando de um número qualquer como zero ou um, e sim de uma constante chamada de pi, que, pasmem, tem valor infinito. Apesar da tecnologia atual se conhecem apenas em torno de oito quatrilhões de casas decimais após a vírgula.

O dia do Pi foi criado pelo físico Larry Shaw para promover a divulgação da Matemática a partir de 1988 nos EUA, e faz referência aos primeiros dígitos da constante que são 3,14, isto é, 3 se referindo a março e 14 ao dia do respectivo mês, segundo o calendário norte-americano. Além disso, esse data presta homenagem ao nascimento do respeitado físico alemão Albert Einstein (1879-1955). As festividades do Dia do Pi iniciam exatamente à 1 hora e 59 minutos no horário de cada nação, coincidindo com os próximos algarismos que são 159.

Os primeiros 17 dígitos do pi, o qual tem mais de 2 mil anos de idade são 3,1415926535897932…

A notação matemática da constante, π, foi definida pelo matemático Leonhard Euler (1707-1783) e é essencial para a área das ciências exatas, pois ela indica a relação entre o comprimento de um círculo com o seu diâmetro. Os recorde mundial de memorização dos números da constante são intrigantes, o recorde mundial de memorização dos algarismos de pi foi conquistado pelo indiano Rajveer Meena, que, em 2015, recitou 70 mil dígitos da constante em 10 horas, porém existem provas de que em 2008, o colombiano Jaime Garcia, em 3 dias, recitou 151.204 números que foram devidamente anotados por testemunhas e com um público presente, no entanto seu recorde não foi reconhecido. E, é claro, o Brasil não poderia ficar de fora, Matheus Norberto de Moraes enumerou 16.110 dígitos no tempo de duas horas e 54 minutos, sendo esse o recorde brasileiro desde 2009.

No dia do Pi são feitas reuniões, conferências e celebrações que envolvem cálculos, assim como discussões sobre os benefícios do pi para a humanidade, dentre tantas outras atividades divertidas, que só podem ser realizadas com a presença do aniversariante.

Como Batman tem o Coringa como arqui-inimigo e Superman tem Lex Luthor, não seria diferente com o herói pi, que, de vez em quando, tem que enfrentar o seu rival, que é o Tau (τ), com valor aproximado de 6,28, que comemora aniversário no dia 28 de junho, e que segundo alguns matemáticos, torna os cálculos mais precisos e elegantes, o que deve deixar o pi “Pé da vida”.

O pi está em todos os lugares, pois aonde possa haver menção a um círculo, ele consequentemente, será usado, trazendo sua beleza única para a compreensão dos fenômenos que o cercam. No final, não é apenas seu valor que é infinito, mas também sua utilidade para o mundo, pois enquanto existirem dígitos para serem calculados, vão existir pessoas interessadas em compreender o Universo, e assim aumentar o conhecimento humano. Portanto Feliz Aniversário, Pi, e muitos anos de vida.

Referências:

REBELDE, Juventud. El cumpleaños del número Pi. Disponível em: <http://www.juventudrebelde.cu/cuba/2017-03-14/el-cumpleanos-del-numero-pi/>. Acesso em: 18 mar. 2016.

DESCONHECIDO. Most Pi places memorised. Disponível em: <http://www.guinnessworldrecords.com.br/world-records/most-pi-places-memorised>. Acesso em: 18 mar. 2017.

DESCONHECIDO. Colombiano bate recorde ao dizer 150 mil dígitos do número Pi. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI2269720-EI294,00-Colombiano+bate+recorde+ao+dizer+mil+digitos+do+numero+Pi.html>. Acesso em: 18 mar. 2017.

DESCONHECIDO. 10 fatos interessantes sobre o Pi. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/curiosidades/c115.php>. Acesso em: 18 mar. 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *