Prêmio Nobel em Física – 2006

John Mather, George Smoot; Fonte: site Nobel Pryze.

O Prêmio Nobel em Física do ano de 2006 foi concedido à John Mather, do Centro Espacial de Goddard da NASA, e George Smoot, da Universidade da Califórnia em Berkeley, pelo trabalho de ambos no satélite COBE (Cosmic Background Explorer) medindo a radiação cósmica de fundo, que futuramente ajudou a confirmar a teoria do Big Bang.

As pesquisas feitas por esses investigadores basearam-se os resultados obtidos a partir do satélite COBE, lançado pela NASA em 1989, que tinha como objetivo medir o CMB em baixos comprimentos de onda (1 cm a 0,001 mm) em todo o céu.

A previsão do modelo do Big Bang é que essa radiação é quase perfeitamente isotrópica e apresenta o mesmo espectro de um corpo negro, as pequenas anisotropias são causadas por diversos fatores e o estudo das mesmas leva a determinação dos vários parâmetros do modelo do Big Bang. O satélite COBE, mediu a radiação cósmica de fundo e obteve uma concordância impressionante com a radiação do corpo negro, permitindo confirmar com grande precisão as previsões do modelo do Big Bang e também a observação anisotrópica na radiação cósmica de fundo.