Prêmio Nobel em Física – 2005

Roy J. Glauber, John L. Hall, Theodor Hänsch; Fonte: site Nobel Pryze.

O prêmio nobel de física no ano de 2005 foi dividido entre três pesquisadores: Roy J. Glauber, John L. Hall e Theodor Hänsch.

Roy J. Glauber (EUA), afiliado a Harvard e Cambridge Massachusetts, em 2005 recebeu metade do prêmio nobel em física por seus trabalhos publicados em 1963 onde elaborou uma teoria quântica que explicava satisfatóriamente a coerência nas radiações eletromagnéticas.

John L. Hall (EUA) e Theodor W. Hänsch (Alemanha) dividiram a outra metade do prêmio. John L. Hall por suas contribuições nas técnicas de ultra-alta precisão para espectroscopias a laser e Theodor W. Hänsch pelo desenvolvimento da técnica do “pente de frequência”. John L. Hall é afiliado a Universidade do Colorado e também ao National institute of Standards and Technology. Theodor W. Hänsch afiliado a universidade de Munique, Institute Max-Planck for Quantenoptik como diretor e a Universidade de Stanford. Também é membro da Pontifícia Academia das Ciências.

Juntos esses pesquisadores contribuíram para a compreensão e aperfeiçoamento do laser, possibilitando que os estudos que utilizam essa ferramenta se tornem mais precisos. Através dos avanços proporcionados pelas pesquisas dos contemplados, também foi possível aperfeiçoar a técnica de espectroscopia atômica de precisão, o que resultou em um aperfeiçoamento na definição do metro e do segundo.