Peter Scholze (1987 ~ )

No período que antecedeu a apresentação das medalhas Fields (maior honra da matemática) a identidade dos vencedores é sempre um segredo bem guardado, mas, desta vez um nome esteve em evidencia antes mesmo da realização da premiação: Peter Scholze, da Universidade de Bonn, na Alemanha. Nome este que se tornou agora um dos mais jovens ganhadores do tão sonhado prêmio dado a maior descoberta feita na área da matemática.

Nomeado ao premio pela “revolução que ele lançou na geometria aritmética”. Aos 24 se tornou o catedrático (Professor titular de escolas secundárias e superiores) mais jovem da história da Alemanha, depois de cursar a graduação de matemática em apenas um ano e meio; e com 27 recusou o prêmio New Horizons, dado a jovens matemáticos promissores, com uma dotação de 100.000 dólares. Scholze nunca explicou por que recusou o prêmio New Horizons

A medalha Fields é uma premiação que acontece a cada quatro anos, e juntamente com ele os nomeados deste ano foram, o iraniano Caucher Birkar, o australiano Akshay Venkatesh e o italiano Alessi Fegalli.

Scholze, nascido em Dresden em 1987 e recém-nomeado diretor do Instituto Max Planck de Matemática, é o pai de uma nova classe de estruturas geométricas, os espaços perfeitoides, que foram muito úteis no chamado Programa Langlands. Trata-se de “uma teoria fascinante que tece uma teia de aranha de sensacionais conexões entre campos matemáticos que à primeira vista parecem se encontrar a anos luz de distância: álgebra, geometria, teoria dos números, análise e física quântica”, descreve o russo Edward Frenkel em seu livro Amor e Matemática. “Se virmos estes campos como continentes no mundo oculto da matemática, o Programa Langlands constituiria o dispositivo definitivo de teletransporte, capaz de nos levar instantaneamente de um ao outro, de ida e de volta”, acrescenta Frenkel.

As citações do prêmio o chamaram de “já um dos matemáticos mais influentes do mundo” e “um talento raro que só surge a cada poucas décadas”.

Texto por: Gabriel Grube dos Santos

Referencias:

[1] Klarreich, Erica. Um mestre de números e formas que está reescrevendo a aritmética. QuantaMagazine, 2018. Disponível em: < https://www.quantamagazine.org/peter-scholze-becomes-one-of-the-youngest-fields-medalists-ever-20180801/> visualizado em: 25 de setembro de 2018
[2] Ansede, Manuel. Jovem que recusou 100.000 dólares recebe o ‘Nobel da matemática’ no Rio. El País disponível em < https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/01/ciencia/1533136683_169209.html> visualizado em: 25 de setembro de 2018