Paradoxo de Einstein-Podolsky-Rosen aplicado em um sistema de centenas de partículas

O paradoxo de Einstein-Podolsky-Rosen (ou paradoxo de EPR) está presente na mecânica quântica e se baseia em um experimento mental que trata sobre a natureza da previsão, ou seja, de que o resultado de uma medição realizada em uma parte do sistema quântico pode ter um efeito instantâneo no resultado de uma medição realizada em outra parte, independentemente da distância que separa as duas partes.

No passado, os experimentos usavam átomos leves ou individuais para estudar e tentar compreender paradoxo de EPR. Recentemente, uma equipe de físicos liderada pelo professor Philipp Treutlein do Departamento de Física da Universidade de Basileia e do Instituto Suíço de Nanociência realizaram com sucesso o paradoxo de EPR utilizando um sistema de múltiplas partículas de várias centenas de átomos interagindo pela primeira vez.

O experimento usou lasers para resfriar átomos em apenas alguns bilionésimos de grau acima do zero absoluto. A partir dessas temperaturas, os átomos se comportam completamente de acordo com as leis da mecânica quântica e formam o que é conhecido como um condensado de Bose-Einstein, um estado da matéria previsto por Einstein em um de seus estudos.

Em seguida, os pesquisadores realizaram medições centrífugas em regiões separadas espacialmente do condensado. A partir deste experimento, os pesquisadores conseguiram usar medições em uma determinada região para prever os resultados para outra região. Segundo Matteo Fadel, estudante de doutorado: “os resultados das medições nas duas regiões estavam tão fortemente correlacionadas que nos permitiram demonstrar o paradoxo de EPR”.

Os cientistas estão especulando também, sobre as possíveis aplicações para sua descoberta, por exemplo, isso poderia ser usado para melhorar sensores atômicos e métodos de imagens para campos eletromagnéticos.

Texto por: Matheus Meoquior da Fonseca

Referências

OLIVEIRA, Douglas Rodrigues Aguiar de. Observado paradoxo de Einstein-Podolsky-Rosen em sistema de centenas de partículas. Disponível em: <https://universoracionalista.org/observado-paradoxo-einstein-podolsky-rosen-em-sistema-de-centenas-de-particulas/>. Acesso em: 28 abr. 2018.

Imagem disponível em: <https://www.fatosdesconhecidos.com.br>