Uma Possível Cura Para a Paralisia Humana

Uma Possível Cura Para a Paralisia Humana

A paralisia é um quadro clínico onde a pessoa que sofre dessa deficiência perde as funções dos músculos devido a doenças musculares ou, doenças que afetam o sistema nervoso.

Um tratamento para essa deficiência, que consiste em implantar eletrodos entre o cérebro e a coluna, está sendo desenvolvida e, foi testada em macacos tendo 100% de eficiência e possibilitando que conseguissem todos os movimentos das pernas podendo andar novamente.

O teste para esse tratamento funcionou da seguinte forma: primeiro foi cortado parcialmente a medula espinhal do macaco impedindo-o que pudesse caminhar. Para reconstruir esse sistema (cérebro-coluna), foram implantados eletrodos em partes fundamentais do corpo do primata e na região do cérebro que é responsável pelo movimento das pernas, junto com um transmissor sem fio que fica posicionado fora do crânio. A partir de um programa de computador foram decifrados os sinais cerebrais responsáveis pelo movimento das pernas e então transmitindo aos eletrodos da coluna.

Segundo Erwan Bezard, um dos autores do estudo: “O primata foi capaz de andar imediatamente quando a interface cérebro-coluna foi ativada. Nenhuma fisioterapia ou treinamento foi necessário”.

O avanço foi considerado extremamente grande já que é a primeira vez que fez um primata voltar a andar. O próximo passo será o teste em humanos, onde os pesquisadores estão esperançosos que funcione, pois, o corpo do macaco é muito semelhante ao nosso, porém esta tecnologia ainda precisa ser adaptada e segundo os pesquisadores levará ao menos uma década até que esteja pronta ou ao menos considerada utilizável em humanos.

Esperamos que continuem os estudos na área e que cada vez mais o desenvolvimento seja maior pois esta pesquisa é algo que mudaria totalmente a vida das pessoas para melhor e o que torna a notícia mais entusiasmante é o fato de que os aparelhos utilizados pelos pesquisadores são legais para o uso humano.

Texto por: Matheus Meoquior da Fonseca

Referências:

AMBONI, Elisson. Macacos paralisados foram capazes de andar novamente com implante cerebral. Humanos são os próximos. Disponível em: <http://socientifica.com.br/2018/04/macacos-paralisados-foram-capazes-de-andar-novamente-com-implante-cerebral-humanos-sao-os-proximos/>. Acesso em: 21 mai. 2018.

SMITH, Yolanda. O que é paralisia?. Disponível em: <https://www.news-medical.net/health/What-is-Paralysis-(Portuguese).aspx>. Acesso em: 21 mai. 2018.

Imagem disponível em: <https://pt.wikipedia.org>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *