Prêmio Nobel em Física – 1909

Prêmio Nobel em Física – 1909

Guglielmo Marconi, alemão Karl Ferdinand Braun; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1909 foi compartilhado entre o físico e engenheiro italiano Guglielmo Marconi (a esquerda na foto) e o físico alemão Karl Ferdinand Braun (a direita na foto) “em reconhecimento por suas contribuições para o desenvolvimento da telegrafia sem fio”.

O primeiro experimento de Marconi para transmitir um sinal por meio de ondas hertzianas foi realizado em 1895. Até 1897 apenas era possível efetuar uma comunicação sem fio a uma distância de 14 a 20 km. Durante os 14 anos, entre 1895 e 1909, a telegrafia progrediu sem pausa, porém, o desenvolvimento de uma grande invenção raramente ocorre através de um homem individual, e muitas forças contribuíram para o sucesso deste progresso.

O sistema original de Marconi não era totalmente eficiente, as oscilações elétricas enviadas da estação transmissora eram relativamente fracas abarcavam em séries de ondas sequenciadas, das quais a amplitude caia rapidamente (oscilações amortecidas). Com isso, o sinal recebido pela estação receptora era muito fraco pois ondas de outras estações interferiam na transmissão.

Foi pelo trabalho do professor Ferdinand Braun que este problema foi resolvido. Braun modificou a configuração do circuito para a emissão de ondas elétricas, fazendo com que ondas intensas e com baixo amortecimento fossem produzidas. Assim a chamada “telegrafia de longas distâncias”, tornou-se possível pelo resultado da ressonância, as oscilações da estação de transmissão tinham efeito máximo na receptora.

Livres de caminhos e independentes do espaço, a conexão entre lugares distantes como oceanos e desertos, se tornou possível. Por este feito magnífico, do resultado prático que floresceu de uma das mais brilhantes descobertas científicas de nosso tempo, Marconi e Braun, foram privilegiados com o Nobel em Física de 1909.

Guglielmo Marconi, nascido na Bolonha em 25 de abril de 1874 veio a falecer em Roma, no dia 20 de julho de 1937 e o físico alemão Karl Ferdinand Braun, nascido na Fulda em 6 de junho de 1850 faleceu em Nova Iorque, no dia 20 de abril de 1918. 

 

Texto por: Bruno Belin Dal Santos

 

Referências:

Prêmio Nobel de Física 1909 – Discurso de Apresentação Nobelprize.org. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1909/press.html>; Acessado em: 16 de Junho de 2018.

GOMÉZ-ESTEBAN, Pedro. Premios Nobel – Física 1909 (Guglielmo Marconi y Karl Ferdinand Braun). Disponível em: <https://eltamiz.com/2011/07/06/premios-nobel-fisica-1909-guglielmo-marconi-y-karl-ferdinand-braun/>; Acessado em: 18 de Junho de 2018.

1 comentário

  • Guglielmo Marconi não era Engenheiro nem Físico. Filho de uma família rica, Guglielmo Marconi foi educado por tutores contratados pelo pai e jamais frequentou uma universidade. Mesmo assim, foi premiado com o Prêmio Nobel de Física.

    Ewaldo Mehl Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *