Prêmio Nobel em Física – 1908

Prêmio Nobel em Física – 1908

Gabriel Lippmann; Fonte: site Nobel Prize.


O prêmio nobel em Física de 1908 foi concedido integralmente ao físico luxemburgês Gabriel Lippmann, pelo desenvolvimento de métodos para fotografias coloridas, baseado em fenômenos de interferência.

Durante o séc. XIX fotos em preto e branco eram tiradas através do uso de haletos de prata fotossensíveis, porém, nos anos de 1880, Gabriel Lippmann descobriu um método para a captura de fotos coloridas, usando um espelho atrás de uma placa de Lippmann, que consistia em um filme formado por várias camadas de grãos ultrafinos fotossensíveis, mergulhado em um recipiente contendo mercúrio.

Desta forma, era criado no filme, vários padrões de interferência, para cada cor do espectro visível, os quais podiam ser diferenciados uns dos outros, através do intervalo com o qual ocorriam. Isto é, devido ao comprimento das ondas eletromagnéticas, o espaçamento entre mínimos destrutivos era diferente para cada cor do espectro visível no filme, conforme ilustrado abaixo:

A emulsão de filmes finos era mergulhada em um recipiente contendo mercúrio puro, pois desta forma, as ondas através da emulsão eram estacionarias e assim, os padrões eram facilmente identificados.

O método de Lippmann, nunca chegou ao uso cotidiano para fotos coloridas, pois era um processo difícil e caro na época, além de que, um processo muito mais simples foi desenvolvido na década seguinte, fazendo com que o processo de Lippmann ficasse somente dentro dos laboratórios e não nas câmeras convencionais.

Auto retrato de Lippmann, utilizando o método de fotografia Lippamann

Atualmente, o método de fotografia de Lippmann foi revivido ao uso prático, pois com a tecnologia atual, o custo e a dificuldade de ser utilizado foram drasticamente reduzidos.

Devido a características importantes que o método de Lippmann possuí, como a impossibilidade de se copiar uma fotografia, é vantajoso no uso em documentos oficiais que não podem ser reproduzidos, como passaportes. Desta forma, o método agora é uma ferramente de segurança com nível de altíssima confiança.

Como funcionava a fotografia : Vídeo

Texto Por: Matheus Henry Przygocki

Revisado por: Allan Felipe Gaspareto Machado

Referências:

G. Lippmann, “La photographie des couleurs,” C. R. Hebd. Séances Acad. Sci. 112, 274-275 (1891)

H. I. Bjelkhagen, “Lippmann photographs recorded in DuPont color photopolymer material,” Proc. SPIE 3011, 358-366 (1997)

H. I. Bjelkhagen, “Lippmann photography”. Disponível em: <http://www.hansholo.com/lippmann-photography.html>. Acesso em 25 de junho de 2018

Gabriel Lippmann – Facts. Nobelprize.org. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1908/lippmann-facts.html>. Acesso em 25 de junho de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *